quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Aguiaense usa frase "porque hoje é meu niver" e diz ter tirado 600 na redação Enem se versão final do texto tiver esse trecho a prova deveria ter sido anulada

Francinaldo postou sobre nota no Facebook
O estudante paraibano Francinaldo Guedes, de 16 anos, foi ao Facebook para dizer que tirou 600 na redação do Enem, mesmo tendo usado o trecho “porque hoje é meu niver” no texto com tema ‘Publicidade infantil em questão no Brasil’, como mostra o rascunho publicado por ele na rede social. Se a versão final do texto tiver esse trecho, como o estudante relata, a prova de redação dele deveria ter sido anulada.
Natural de Aguiar, cidade com pouco mais de 5,8 mil habitantes, no Vale do Piancó, a 420 km de João Pessoa, Francinaldo disse que escreveu a frase para prestar uma 'homenagem' a si mesmo e também ‘testar’ a correção da prova, relembrando o caso de um estudante que usou receita de macarrão instantâneo em 2012 e conseguiu nota 560.
“Era meu aniversário e eu queria fazer uma ‘homenagem’ a mim mesmo. Lembrei do jovem que usou uma receita de miojo, então eu quis fazer algo parecido para ver se a correção da prova funciona de verdade”, diz ele ao Portal Correio.
Francinaldo estuda em uma escola pública de Aguiar e diz que está despreocupado com a situação, alegando que fez a prova pela segunda vez apenas por experiência. “Estou indo para o terceiro ano do ensino médio e dessa vez foi apenas uma experiência, nada pra valer”, finalizou.
Conforme o item 14.9.5 do edital do Enem 2014, a redação "que apresente parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto, será considerada 'Anulada'". Esse item foi definido depois de 2012, quando um jovem escreveu uma receita de macarrão instantâneo na redação, o que culminou na adoção de critérios mais rigorosos nas correções. (com Portal Correio)

Nenhum comentário: