segunda-feira, 18 de março de 2019

‘O profissional só com graduação em direito não está preparado para ser mediador e conciliador judicial’, alerta juíza.

O curso de Pós-Graduação de Meios Adequados à Solução de Conflitos oferecido pela Faculdade de Ensino Superior do Nordeste (Unifuturo), recomendado pela Escola Superior da Magistratura Trabalhista da Paraíba (Esmat-13) teve início na última sexta-feira (15) à noite com uma aula magna ministrada pela juíza do Trabalho Nayara Queiroz.
Ela demonstrou como os meios adequados à solução de conflitos estão se expandindo, ganhando força, lembrando que recentemente o CNJ publicou o reconhecimento como profissão. “Estamos aguardando a legislação que está sendo encaminhada para reconhecer como profissão o mediador e conciliador, e provavelmente a abertura do concurso público, então é um mercado novo que se abre e essa pós-graduação só vem a acrescentar”, afirmou.
Nayara afirmou que uma pessoa que já está capacitada evidentemente está mais habilitada a exercer essas atividades e entrar no mercado. Trabalhar com os meios adequados à solução de conflitos para ela é motivo de muita felicidade, pelo fato de na condição de magistrada trabalhar há 22 anos com isso no seu dia-a-dia e saber da necessidade da capacitação do profissional para atuar como conciliador e mediador judicial.
“O profissional só com uma graduação em direito não está de modo algum preparado para ser mediador e conciliador judicial, porque eles lidam com as emoções, relações interpessoais, a reconstrução do relacionamento pós-conflito, então são várias dimensões do conflito para além de só uma tramitação de um processo que o direito não dá conta”, prelecionou.


Nenhum comentário: