sábado, 21 de dezembro de 2019

Ministro do STJ determina soltura imediata de Ricardo Coutinho; e também manda soltar Cláudia Veras, Francisco Chagas e David Correia

Resultado de imagem para ministro mandar soltar ricardo coutinho
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou, às 14h31 deste sábado (21) que o ex-governador da Paraíba Ricardo Coutinho seja posto imediatamente em liberdade, "sem prejuízo do trâmite penal a que se acha submetido". A decisão foi do ministro Napoleão Nunes Maia Filho no exercício eventual do plantão judiciário do STJ.
A decisão estendeu-se também a ex-secretária de Saúde do Estado, Cláudia Veras, e aos acusados Francisco das Chagas Ferreira e David Clemente Monteiro Correia.
A prisão do ex-governador Ricardo Coutinho foi decretada na última terça-feira (17), quando foi deflagrada a sétima fase da Operação Calvário, denominada Juízo Final. Na ocasião, Ricardo não foi encontrado em sua residência e passou a ser considerado foragido.
Logo depois, Ricardo Coutinho divulgou nota afirmando estar em viagem de férias e prometendo colaborar com a Justiça. Na última quinta-feira (19) ele retornou da Turquia e desembarcou no aeroporto de Natal, Rio Grande do Norte, de onde já saiu escoltado pela polícia.
Na sexta-feira (20), Ricardo passou por audiência de custódia, na qual a prisão preventiva foi mantida pelo juiz Adilson Fabrício. Ainda na sexta, o pedido de Habeas Corpus do ex-governador foi protocolado no STJ e redistribuído para o ministro Napoleão Nunes Maia Filho, após o presidente do STJ, João Otávio de Noronha, se declarar suspeito para julgar o caso.
Ricardo Coutinho é suspeito de chefiar uma organização criminosa que desviava verbas do Estado para a realização de campanhas políticas.

Nenhum comentário: