sábado, 21 de janeiro de 2023

Publicada emenda que permite Adriano Galdino mais 2 mandatos como presidente da ALPB; chapa registrada ontem tem Tião Gomes como vice, Júnior Araújo e Fábio Ramalho como 1º e 2º secretários

A Emenda constitucional que abre caminho para que o atual presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (Republicanos), presida a casa por mais dois mandatos foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (20). A lei, aprovada pela maioria dos parlamentares, permite uma nova recondução para a função em eleições válidas a partir da 20ª Legislatura, justamente a que se inicia a partir do dia 1º de fevereiro deste ano, sem considerar as disputas anteriores.

Adriano Galdino (Republicanos) registrou nesta sexta-feira (20) sua candidatura à reeleição como presidente da Mesa Diretora da Casa nos próximos dois biênios. A chapa tem como candidato a vice-presidente o deputado estadual Tião Gomes (PSB), Júnior Araújo (PSB) como 1º secretário e Fábio Ramalho (PSDB) como segundo secretário. A resolução recentemente aprovada pelos deputados visando a eleição da Mesa Diretora estipula o dia 21 de janeiro como prazo máximo para a inscrição das chapas.

Com esta nova legislação valendo, o atual presidente trabalha para conseguir a eleição para o quarto mandato e poderá ainda, de forma antecipada, conquistar o quinto mandato. Se isso for concretizado, ele ficará 10 anos à frente do Legislativo. Atualmente, Galdino diz ter conseguido o compromisso de todos os deputados. O último a aderir foi Hervázio Bezerra (PSB), que acabou convencido nesta semana em reunião com o atual presidente.

Nenhum comentário: