Até pouco tempo atrás o município de Conceição estampava as manchetes na imprensa paraibana como um dos mais austeros e eficiente na qualidade da oferta de serviços, com elogios dos órgãos de controle externo pela seriedade como a coisa pública era tratada. Cenário que fez então prefeito Nilson Lacerda se reeleger (2016), eleger seu sucessor Samuel Lacerda (2020) e ter excelente votação para deputado (2022).
Entretanto, num breve passeio pelas ruas da cidade se pode conferir hoje é uma realidade bem diferente. Em todas as rodas de conversas há reclamações sobre esse ou aquele setor público. Muitos relatam que isso se deva ao fato do atual prefeito Samuel Lacerda buscar a reeleição à qualquer custo, deixando de lado o comprometimento com a gestão municipal. Por isso, de canto a canto só se fala que transformara a prefeitura num 'cabide de emprego' de maneira desmedida para angariar apoios e reforçar sua base eleitoral.
Um dos casos que chegou ao blog diz respeito a nomeação de Zilgemberg Ferreira Dantas (no centro da foto acima junto do prefeito), novo coordenador de projetos da SEJEL (Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer), cuja portaria (083) foi publicada (08 de abril passado) logo após surgir em foto com o prefeito confirmando o apoio à sua reeleição. Chama atenção fato dele ser esposo de Acionara Cristina Arruda Mangueira, trabalha na Promotoria de Justiça da Comarca local, causando no mínimo constrangimento. "Preocupação do prefeito é reforçar sua base eleitoral, não importa como pensa o promotor de Justiça, muito menos o povo", dizem.
E assim o cenário de conflagração política vai sendo desenhado para a disputa eleitoral que se avizinha, que exigirá um esforço 'hercúleo' dos órgãos de fiscalização, como Ministério Público, com o que vem acontecendo. É preciso enxergar que o servidor público de carreira é a engrenagem mestre de todo e qualquer trabalho público. O próprio Ministério Público se torna um 'bastião' nessa luta de não deixar que atos reprováveis aconteça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário