terça-feira, 26 de junho de 2012

Governo Ricardo Coutinho se prepara para vender a Cagepa

O mundo social da Paraíba acordou nesta terça-feira (26) com uma informação muito preocupante, segundo a qual a qualidade da água consumida em nosso solo é de baixo teor e comprometida. Durante semanas continuadas, lá atrás, o Governo fez divulgar nos seus veículos de comunicação preferidos que a CAGEPA está em crise absoluta, sem condições de auto sustentação, por isso ou obtinha volumoso empréstimo ou estava insustentável.
Os dois cenários preocupam, sem dúvidas, mas precisam ser encarados sem grande alvoroço porque, se espremer muito bem, será possível identificar que tudo faz parte de uma engendrada estratégia do Governo Ricardo Coutinho para, diante de um hipotético e inexistente caos, anunciar a Paraíba a "inevitável" necessidade de privatizar a CAGEPA.
Sem tirar, nem por é isto o que suscita o noticiário alarmante para tentar convencer a sociedade de que só passando o tesouro para a iniciativa privada tudo será resolvido. Sou dos que até vejo competência na iniciativa privada, mas no caso da CAGEPA o quadro ainda é controlável - tanto que o Governo majorou o preço das tarifas como forma de atenuar a questão de suporte financeiro para a empresa.
É preciso, sobretudo a sociedade organizada e as lideranças deste Estado, ficar atento para o que acontece em diversos outros ambientes, a exemplo de Pernambuco, onde a Compesa passa por um cenário relativamente parecido com parte do acervo da empresa está para ser repassado a iniciativa privada, conforme medida encaminhada à Assembléia Legislativa. Se é assim, atentai-vos nobre senhores e senhoras, porque há de fato uma conspiração para privatizar a CAGEPA. (Walter Santos)

Nenhum comentário: