sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Gerente Regional da AESA fala sobre cadastro de usuários da água do Rio Piancó e diz que vai averiguar construção de 16 açudes na bacia do Cachoeira dos Alves...

A Gerente Regional de Bacia Hidrográfica I, da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA), cujo escritório fica sediado em Patos, Fernanda Donato Soares foi a entrevista desta quinta-feira (15) do programa PB Notícias, noticioso levado ao ar pela Pedra Bonita FM, oportunidade em que falava sobre o cadastramento que está sendo feito esta semana [ontem em Itaporanga e nesta sexta-feira acontece em Piancó] de proprietários rurais e empresários que são usuários da água da bacia do Rio Piancó.
Ela disse que é muito importante esse cadastramento, que está sendo feito em conjunto com técnicos da ANA (Agência Nacional de Águas), para que o órgão possa definir o quantitativo necessário que cada pessoa possa captar do leito do rio. A outorga para esse fim é gratuita. "Esse trabalho se faz necessário para sabermos quantos usuários existem no leito do rio e, inclusive, se destina também aos empresários, a exemplo, do setor têxtil que usam a água do rio", disse Fabiana.
Segundo ela, nunca houve um cadastro deste tipo na região do Vale do Piancó. Durante o noticioso, que teve grande participação dos ouvintes, foi levantada pelos âncoras do programa uma denúncia que diz respeito a construção de 16 açudes na bacia do açude Cachoeira dos Alves, manancial que abastece a cidade de Itaporanga, o que estaria, de certa forma, atrasando a sua cheia, haja vista, que de fevereiro à junho deste ano choveu cerca de 600 mm, mas o açude continua com menos de 30% de sua capacidade hídrica de armazenamento de água. Sem a construção desses açudes em sua bacia, o açude Cachoeira dos Alves já teria sangrado com as chuvas caídas no primeiro semestre deste ano.
"Tomei conhecimento desse assunto assim que cheguei à Itaporanga e estou tendo sua confirmação aqui no programa. Realmente é preocupante essa situação. Vamos designar um técnico para averiguar a capacidade desses açudes construídos na bacia do cachoeira e se estiverem fora das normas e capacidade autorizadas pela AESA o governo pode entrar com ações na Justiça para resolver o problema, com a demolição daquele que estiver fora dos padrões já que foi construído sem o nosso conhecimento. De fato, essa situação pode comprometer o abastecimento de água da cidade, mas vamos averiguar os fatos", comentou.
Fabiana informou, ainda, que mesmo que esses açudes estejam construídos em propriedades particulares os mesmos passam a ser de domínio da União. Sobre as denúncias feitas por proprietários concernente ao fechamento de comportas que tem prejudicado o Rio Piancó, ela confirmou que esse fechamento foi executado pelo DNOCS no açude de Santa Inês, que é de domínio federal.  

Nenhum comentário: