domingo, 2 de fevereiro de 2014

Wilka diz que apesar da gestão plena em Itaporanga serviços prestados no H.D.I são bancados pelo Estado; Falou sobre pactuação com municípios e por quê sua filha não quis assumir prefeitura durante férias de Berguim...

A diretora do Hospital Distrital de Itaporanga, Wilka Rodrigues, concedeu entrevista ao programa 'Titico Explica', deste sábado (1º), quando falou sobre variados assuntos sendo o principal deles a pactuação que está para ser firmada entre àquele nosocômio e os municípios da região para realização de cirurgias eletivas. Uma reunião nesse sentido foi realizada na última quarta-feira (29/01), na Amvap, que contou com a participação de cerca de nove prefeitos e secretários municipais de Saúde. Os municípios irão criar um consórcio para efetivar a proposta e na próxima quarta-feira (5) serão apresentados entre os envolvidos relatórios contendo a demanda e o custo necessário.
"Foi uma reunião bastante proveitosa e faz parte da proposta apresentada no primeiro encontro ocorrido em julho do ano passado quando o secretário estadual Wadson de Souza (Saúde) se comprometeu a preparar a infraestrutura no hospital, que já foi cumprida e está pronta para a realização de cirurgias eletivas", disse Wilka. Falando sobre a possibilidade da região contar com a implantação de um IML, a diretora lembrou que no ano de 2004, durante a Gestão Cássio I, ela e seu pai [o ex-prefeito Will] fizeram essa solicitação ao então secretário estadual de Segurança, Harrison Targino, e na época a equipe técnica da SEDS via a proposta como inviável. 
"Na época ele [Harrison] nos afirmou que seria inviável a implantação de um IML na região por vários motivos, sendo o principal, a falta de profissionais. Ele nos disse que primeiro seria implantado em Patos para atender toda o Sertão, porém, a maior dificuldade encontrada é com a falta de profissionais", disse. Wilka também discorreu sobre a necessidade de uma ampliação na hospital e afirmou que, apesar da Gestão Plena dos Recursos da Saúde em Itaporanga, o Governo do Estado tem bancado com recursos do Tesouro Estadual 100% da demanda naquela unidade de Saúde.
Wilka pontuou que a Prefeitura Municipal de Itaporanga jamais repassou o que é devido ao hospital, mesmo o serviço sendo prestado ali. Lembrou que, durante a gestão passada, foi convocada junto com o então secretário municipal da Saúde, Gaudêncio Mendes, para um acordo sem sucesso devido as ausências dele. A situação perdura na atual gestão, porém, ela acredita que agora o acordo será celebrado. 
"Os serviços prestados no hospital são bancados 100% com recursos do tesouro estadual, apesar da gestão ser plena em Itaporanga. O ex-secretário não firmou acordo porquê não concordava com os parâmetros colocados pelo Estado. Mas, agora, tenho confiança que o prefeito Berguim irá celebrar esse acordo e o município passará a cumprir com suas responsabilidades", enfatizou. A diretora falou também sobre um 'surto' de diarreia com o assombroso registro de 164 casos que deram entrada no hospital dias atrás, causados por vários motivos dentre os quais a má qualidade da água que é distribuída em Itaporanga. 
Por fim, perguntada porque sua filha, a vice-prefeita Taís, não quis assumir a titularidade do Executivo Municipal, durante as férias do prefeito, mês passado, Wilka disse que foi informada pelo prefeito Audiberg Alves dessa possibilidade ainda no mês de setembro, entretanto, ela, sua filha e o ex-prefeito Will [seu pai] decidiram pela negativa devido o pouco tempo no cargo. "Se Taís aceitasse assumir por 15 dias só aumentaria pra ela o título no currículum, mais nada, portanto, preferimos ajudar da forma como foi feita", disse.  
Wilka Rodigues está há mais de 10 anos no cargo, sendo nomeada nos Governos Cássio I e II e Ricardo Coutinho, com breve intervalo de um ano e meio durante o Governo Maranhão III [com cassação de Cássio]. O programa 'Titico Explica' é ancorado pelo Dr. Titico Pedro e co-apresentado pelo signatário do Blog, retransmitido todos os sábados, das 9h ao meio-dia, pela rádio Boa Nova FM e pelo Sistema Alternativo de Rádio.

Nenhum comentário: