terça-feira, 26 de maio de 2015

Agência Nacional das Águas decide proibir irrigação e pesca na região do açude de Coremas mas permite que água continue irrigando várzeas de Sousa

A Agência Nacional das Águas anunciou ontem (25), durante reunião do Comitê de Bacias Hidrográficas Piranhas-Açu, realizada na cidade de Coremas, a proibição de utilização da água do complexo hídrico Coremas/Mãe D'água para irrigação e atividade de pesca. As medidas atingem 102 municípios situados na extensão da bacia hidrográfica do manancial. 
A ANA tomou essa decisão devido o baixo volume dos reservatórios pertencente à bacia. Aproximadamente 115 mil pessoas serão afetadas pela decisão. "Não se resolve um problema criando outro. Somente em Coremas, mais de 1.500 famílias serão prejudicadas com essa medida", protestou o secretário de Agricultura de Coremas, Antônio Forte. 
Conforme o secretário, a medida é errada porque não proíbe a irrigação nas Várzeas de Sousa: "Como é que proíbem a irrigação na cidade de Coremas e em outros municípios que estão na bacia e permitem que a água vá para as várzeas de Sousa?". A ANA diz que uma série de reuniões na bacia do açude de Coremas acontece até a próxima sexta-feira, têm a finalidade de apresentar e discutir o balanço hídrico na região e das ações necessárias para o enfrentamento da seca.

Nenhum comentário: