quinta-feira, 1 de agosto de 2024

Imagem histórica: Bandeira do Brasil é hasteada na Embaixada da Argentina na Venezuela; Javier Milei agradece Governo Lula pelo Brasil assumir a custódia da Argentina na Venezuela

Governo Lula atendeu pedido de socorro do Governo Milei para defender os interesses diplomáticos da Argentina na Venezuela. Após a decisão favorável do Brasil, a bandeira brasileira foi erguida na residência oficial do embaixador da Argentina em Caracas, de acordo com o Itamaraty.

O acordo inclui proteção a prédios e arquivos e ajuda com opositores do governo, hoje asilados. Com o gesto, o Brasil assumiu a "custódia" da Embaixada da Argentina na Venezuela e também de funções diplomáticas de Buenos Aires em Caracas, segundo o presidente argentino, Javier Milei.

"Agradeço enormemente a disposição do Brasil ao assumir a custódia da Embaixada argentina na Venezuela. Também agradecemos a representação momentânea dos interesses da Argentina e de seus cidadãos lá", diz o post do presidente argentino.

Na quarta-feira (31), o Ministério das Relações Exteriores atendeu a um pedido do governo da Argentina para defender os interesses diplomáticos do país na Venezuela após o governo de Nicolás Maduro expulsar diplomatas argentinos do país.

Apesar de os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Javier Milei trocarem farpas e nunca terem tido um encontro bilateral, as diplomacias de Brasil e Argentina mantém suas relações normalmente.

Recentemente, o embaixador do Brasil na Argentina, Julio Bitelli, afirmou à TV Globo que, para o presidente Lula, a relação com o país vizinho é "mais importante" do que a que ele tem com Javier Milei.

Nenhum comentário: