domingo, 23 de dezembro de 2012

PMDB de Itaporanga se reúne, decide lançar Jacklino à Presidência da Câmara e Jailson garante voto caso não seja também candidato...

Há menos de dez dias para a posse dos eleitos em sete de outubro passado, a disputa pela Presidência da Câmara Municipal de Itaporanga começa a ganhar contornos quanto aos nomes que irão encarar esse novo embate.  Convocado pelo ex-prefeito Antônio Porcino o Diretório Municipal do PMDB em Itaporanga se reuniu na tarde deste domingo (23) com objetivo de fazer uma avaliação do desempenho nas eleições deste ano, quando elegeu dois vereadores: Jacklino Porcino e Jailson de Zeca], deliberar sobre a atuação durante a legislatura vindoura e a disputa pela Presidência da Câmara Municipal.
Com a presença de 23 dos 25 diretorianos, a Executiva Municipal da legenda decidiu indicar o vereador Jacklino Porcino (na foto ao lado, à esquerda) como candidato oficial ao comando do legislativo-mirim, apoiado pelos vereadores eleitos que farão oposição ao prefeito eleito Audiberg Alves (PTB). Outra deliberação saída da reunião foi quanto a distensão dada ao novo prefeito, pelo prazo de um ano, para que a nova administração municipal possa executar as promessas feitas durante a campanha eleitoral. Após esse prazo, o partido irá se pronunciar quanto a atuação parlamentar que fará: se amena ou ferrenha.
Presente à reunião, o outro vereador eleito pelo partido: Jailson de Zeca [filho do atual presidente Zeca da Encarnação], comprometeu-se perante os presentes [inclusive, assinou em ata], de votar em Jacklino, na disputa pela Presidência da Câmara, seguindo assim as diretrizes partidária. Entretanto, Jailson disse que esse compromisso só não se efetivaria caso ele fosse candidato também a Presidência da Casa, só que apoiado pelos vereadores eleitos aliados do prefeito eleito.
Jailson (na foto ao lado) foi eleito em coligação capitaneada pelo PSDB/PMDB, que apoiou o prefeito [derrotado] Djaci Brasileiro (PSDB), mas sua família, tendo seu pai Zeca puxando o leme, decidiu aderir à candidatura de Berguim (PTB), que sagrou-se vencedor e tomará posse em primeiro de janeiro. Ao anunciar os nomes que irão compor seu secretariado Berguim escolheu a advogado Jailma Alves de Sousa para comandar a Secretaria Municipal de Administração e Finanças. Jailma vem a ser irmã do vereador eleito Jailson. 
Na reunião do Diretório do PMDB, realizada na tarde deste domingo (23), Jailson deixou acertado que iria procurar os demais vereadores que formarão a base de sustentação do Governo Berguim para tentar emplacar seu nome como candidato oficial do grupo. Em caso de negativa seu voto, afirmou ele aos presentes, será de Jacklino. E aí é aonde surge um quiproquó dos grandes para o prefeito eleito que, em tese, teria o seu primo Ubiramar como candidato oficial. 
A certeza é que Berguim, ao anunciar Jailma como secretária de Administração, espera a reciproca no voto de Jailson ao seu candidato na disputa pela Presidência da Câmara, que promete muitas surpresas até a inscrição das chapas.  

Nenhum comentário: