quarta-feira, 17 de julho de 2013

Drª Wilka Rodrigues anuncia no PB Notícia que Itaporanga recebe na próxima segunda-feira a Caravana do Coração

Itaporanga recebe na noite da próxima segunda-feira (22) a Caravana do Coração. Uma importante ação que na Paraíba é realizada pelo Governo do Estado em parceria com o Círculo do Coração de Pernambuco, através da Rede de Cardiologia Pediátrica Pernambuco-Paraíba. Trata-se de um programa itinerante que promove de forma gratuita exames cardiológicos para crianças e gestantes.
A novidade foi informada à população pela Drª Wilka Rodrigues, diretora do Hospital Distrital de Itaporanga, que esteve nesta quarta-feira (17) concedendo entrevista ao PB Notícias, noticioso levado ar pela Rádio Pedra Bonita FM. Uma equipe com cerca de 30 profissionais estará realizando atendimentos na terça-feira (23). A estrutura necessária para tanto será instalada nas dependências da Escola Modelo, cujo apoio e suporte foi assegurado pela Prefeitura Municipal.
"Esta é uma ação que me deixa muito feliz em poder anunciá-la por que iremos desenvolver um importante trabalho detectando e diagnosticando doenças cardiopatas, para poder proceder o seu tratamento de maneira eficaz. Ação esta que será possível diante da preocupação tanto do governador Ricardo Coutinho como do secretário Waldson de Souza", disse a diretora do H. D. I. 
O público-alvo são crianças de 0 a 12 anos e gestantes com idade gestacional de 22 a 28 semanas que apresentem algum tipo de cardiopatia ou problemas oriundos de cardiopatas, a exemplo de febre reumática, sopro, cianose, taquicardia e desmaios em crianças; e nas mulheres, problemas como diabetes clínica, ultrassonografia com suspeita, outro(s) filho(s) com cardiologia, má formação fetal, entre outros.
De acordo com a diretora, a Caravana do Coração conta também com o apoio e suporte da Secretaria Municipal da Saúde de Itaporanga: "Queremos agradecer o apoio logístico e suporte disponibilizado pelo prefeito Berguim e pela secretária Aparecida, que são parceiros neste importante evento", pontou. Inclusive, segundo ela, as unidades de saúde do município estão cadastrando até esta quinta-feira (18) as pessoas que queiram ser atendidas pelo programa.
Em Itaporanga serão atendidas 50 crianças e 30 gestantes vagas, inclusive, disponibilizadas para todo o Vale do Piancó. Entretanto, de acordo com a diretora a demanda surgida acima dessa quantidade será cadastrada e haverá uma nova chamada. Para este trabalho a Caravana conta com uma equipe formada por médicos, enfermeiras, arte terapeutas, nutricionista, psicólogos, assistentes sociais e outros agentes de apoio. 
Portanto, com iniciativas e ações deste tipo, o objetivo é modificar o perfil dos cardiopatas, através do diagnóstico precoce, tratamento especializado e programas de prevenção e apoio psicossocial. Só para se ter uma ideia, segundo a diretora do H.D.I, já foram detectados quatro casos de crianças cardiopatas em Itaporanga, duas das quais foram à óbito e as outras duas receberam tratamento e suporte, inclusive, pós operatório. 
Na Paraíba, a Caravana do Coração irão passar pelas seguintes cidades: Cajazeiras, Sousa, Itaporanga, Patos, Monteiro, Esperança, Picuí e Guarabira.

Nenhum comentário: