sábado, 18 de abril de 2015

Projeto em hospitais da PB faz tratamento de pacientes com plantas medicinais

Um projeto fitoterápico fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, com a Universidade Federal da Paraíba, está sendo implantado nas unidades hospitalares da rede estadual, utilizando plantas medicinais para tratamento de pacientes. Inicialmente, o projeto foi implantado no Hospital Geral de Mamanguape e será expandido para toda a rede hospitalar.
Plantas são cultivadas nas dependências do hospital Plantas são cultivadas nas dependências do hospital
Por meio de uma horta de plantas medicinais, cultivada nas instalações do Hospital Geral de Mamanguape, os pacientes da unidade estão sendo beneficiados com tratamento natural. A finalidade do projeto é implementar a política de práticas integrativas de saúde, viabilizando estudos sobre plantas medicinais e fitoterapia e, consequentemente, a eficácia no tratamento de doenças.
“A ideia é também promover um verdadeiro ciclo produtivo que inclui estudantes das áreas de Saúde, Biologia, Ecologia e Humanas; profissionais de saúde e usuários dos serviços. “Todos saem ganhando. Os estudantes aprendem, na prática e em campo, o que é visto na teoria, nas salas de aula. Os profissionais, já no mercado, aprendem, através da capacitação e contato direto com as plantas medicinais, a funcionalidade e os benefícios que elas podem trazer à saúde. E a população recebe tratamento natural e eficaz, associando os princípios da educação popular ao saber científico”, explicou o assessor de extensão da Pró-Reitoria da UFPB, Emmanuel Falcão. (com Ascom)

Nenhum comentário: