segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Em noite memorável retreta festeja o 50º aniversário da Banda Filarmônica Cônego Manoel Firmino

Viveu-se em Itaporanga, na noite deste domingo (6), um momento memorável com retreta evocativa do 50º aniversário da Banda Filarmônica Cônego Manoel Firmino, do Colégio Diocesano 'Dom João da Mata'. Muita gente assistiu ao concerto, realizado ao ar livre, no patamar da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Regida pelo maestro Valdemário Olegário [Mamá], a Filarmônica abrilhantou a noite tendo sempre ao lado uma imagem pintada em tela do seu fundador - o monsenhor José Sinfrônio de Assis Filho, o querido e baluarte Padre Zé.
O concerto com lindos dobrados deu brilho à noite itaporanguense, necessitada de eventos culturais de tamanha magnitude, revestindo-se da evocação de uma efeméride tão significativa, onde a Filarmônica chega com uma vitalidade invejável, por ventura, o momento mais alto dos seus 50 anos de existência. Na plateia uma presença singular, além de veteranos da banda, dona Almita - irmã do monsenhor Zé Sinfrônio - sempre ao lado de outra baluarte e companheira de luta dele, a professora Petronila Neves, diretora do tradicional educandário. 
  
Muitos veteranos ali presentes enalteceram a importância da Filarmônica na formação dos jovens e como instituição que tem prestigiado e levado longe o nome da 'Rainha do Vale'. A Filarmônica Cônego Manoel Firmino é, sem dúvidas, o activo cultural mais valioso de Itaporanga. Não são cinco décadas de existência, mas sim cinco décadas de história. É sempre bom louvar os dirigentes, maestros, músicos e pessoas que fizeram com que a Filarmônica pudesse cumprir com a missão de desenvolver a imagem sócio/cultural do município e região.
As comemorações tiveram início ainda de madrugada, por volta das 4h, quando fogos de artifícios eram soltos de várias parte da cidade. Em seguida, por volta das 6h a Filarmônica deu um passeio pelas ruas e avenidas acordando a população com o anúncio desta grande data. Por ela passaram grandes nomes como Radegundes Feitosa, uma das maiores referências da música instrumental do Brasil, que foi premiado nos Estados Unidos e considerado o melhor trombonista do mundo. 
O objetivo maior agora é continuar o legado deixado por esses grandes nomes passados, incentivando os jovens itaporanguense a seguir a cultura musical, prestando serviços de cunho social e educacional para a cidade e o Vale do Piancó. A Banda Filarmônica Cônego Manoel Firmino, fundada em 06 de setembro de 1965 pelo o Padre José Sinfrônio vem ao longo dos seus 50 anos formando grandes músicos que representam Itaporanga no Brasil e no mundo, .
Emfim, um precioso tesouro que Itaporanga deve zelar, preservar e orgulhar de ter!
 
 
 

Nenhum comentário: