terça-feira, 8 de setembro de 2015

Servidores do Tribunal de Justiça preparam greve geral para o mês de outubro

Servidores do Tribunal de Justiça preparam greve geral para outubro
Os servidores do Tribunal de Justiça da Paraíba ameaçam deflagrar greve em outubro reivindicando melhorias salariais. A decisão, no entanto, depende de assembleia geral que a categoria pretende realizar no final de setembro. De acordo com presidente da Associação dos Servidores do TJPB, José Ivonaldo, em reunião nesta terça-feira (8) o TJ ofereceu um reajuste de 8,5% na data base, em janeiro de 2016. Ainda segundo Ivonaldo,  a revolta dos servidores é geral. "Não há avanço nas negociações", declarou.
As principais reivindicações da categoria são reposição salarial dos últimos cinco anos e correção salarial na data base. "Nós estamos abertos a negociações, mas nada avança. Hoje, por exemplo, em reunião com o presidente do TJ saímos de mãos abanando", desabafou. Hoje o presidente do TJ se reuniu com representantes de entidades dos servidores para discutir os principais pontos da reivindicação. O desembargador Marcos Cavalcanti falou de a necessidade ter em mãos a peça orçamentária do próximo ano, para ser ter uma posição.
De acordo com o presidente do TJ, o orçamento do tribunal do próximo ano deve alcançar R$ 619 milhões, mas ainda depende de confirmação doo Poder Executivo. O desembargador Marcos Cavalcanti revelou que vai encontrar dificuldades em repor as perdas salarias em torno de 15%. "O orçamento do TJ não vai comportar. Esse número encontra obstáculo na realidade orçamentária do Poder Judiciário estadual, já que o de 2016 será praticamente o mesmo deste ano".
O presidente apresentou uma proposta de 8,5% de reajuste para todos os servidores, tendo com referência a data base das categorias, de acordo com o que fez constar na proposta orçamentária do Poder Judiciário para o exercício de 2016, e que espera ser contemplada pelo Poder Executivo. Ainda de acordo com Ivonaldo, a partir desta a semana a associação realiza uma série de reunião no interior do Estado para debater as questões que emperram o atendimento das reivindicações da categoria.
Ivonaldo lembra ainda quer pela falta de atendimento às reivindicações dos servidores três Estado da federação já estão em greve; Bahia, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. 

Nenhum comentário: