quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Médico indigna-se com placa denominando com outro nome rua que leva nome de seu avô, uma personalidade história de Itaporanga...

Já dizia o ditado: que um povo sem memória, sem passado, é um povo sem história. O Tenente Augusto Nunes da Silva foi um grande médico em sua época, praticamente atendendo sozinho toda a população da antiga Misericórdia - hoje a pujante Itaporanga. Era dono de uma grande fazenda que se estendia do que hoje compreende-se entre a Rua João Firmino Gomes [Rua da Várzea] até o Loteamento Adailton Soares Teixeira, englobando todo o Bairro Xique-Xique, Bela Vista e, ainda, o Loteamento Paullus. Respeitada personalidade, ele fez na época várias doações de terras pensando no desenvolvimento do município.
Dentre as terras doadas destaca-se o terreno para construção do Hospital Regional de Itaporanga, cerca de 400 m², e o terreno para construção da Cadeia Pública E em nome da importância de se preservar a história do município não se admite um 'destratamento' a memória de nossas grandes personalidades. Todas elas homenageadas com nomes de ruas, praças, etc, tiveram sua importância para o desenvolvimento do município, em suas respectivas épocas. O poder público deve ter cuidado com essa premissa para não cometer erros que de pequenos podem se tornar grandes.
O médico Dr. Antônio Nunes de Farias (foto) procurou o blog na noite de ontem (2) para externar sua indignação quanto a fato ter visto uma placa com outra denominação na Rua que leva o nome do seu avô, Tenente Augusto Nunes da Silva. A rua fica localizada no Bairro Xique-Xique, por trás da Escola Normal Professor Francelino de Alencar Neves e paralela à Rua Alcebíades Alves de Carvalho. A Prefeitura Municipal é quem tem a tarefa de colocar a placa de identificação, depois de sancionado pelo prefeito projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal. Para tal matéria ir à plenário é preciso que o autor anexe uma certidão do Setor Municipal de Tributos informando se tal artéria já tem ou não denominação.
O projeto de lei denominando a referida artéria como Rua Tenente Augusto Nunes da Silva foi sancionado no ano de 2009 [documento na imagem acima]. A revolta do médico se dá por conta da artéria já levar o nome do seu avô e a prefeitura ter permitido que fosse aprovado um projeto com outra denominação, na Câmara Municipal, já que uma certidão tem de ser dada pela edilidade.  De acordo com Dr. Toim, a Secretaria da Câmara já está pesquisando se há realmente projeto aprovado com uma nova denominação para a referida rua. "Não admito que fato dessa natureza possa ter existido. O que pode acontecer com qualquer outra personalidade histórica do nosso município. Por isso, espero que a situação seja resolvida o quanto antes para que seja afixada uma placa com o nome correto", disse o médico.
Em nome da importância de se preservar a história do município não se admite tal erro. Razão pela qual está mais do que coberto de razão o Dr. Toim Nunes em defender a memória do seu avô. Mais do que isso. Ele está defendendo a memória do nosso município. Portanto, é necessário que a prefeitura e a câmara procurem desfazer esse mal-entendido e que possam haver pesquisas criteriosas quando da produção de leis nesses sentido. Aguardemos o desfecho!
Essa inclusive não é a primeira vez de desleixo oficial com personalidades do município...
Leia também:  PL que pretendia denominar de Tia Laura escola municipal, como queria prefeito, é arquivado porque já existe denominação - Maria de Fernão...
Prefeitura de Itaporanga inaugurou escola sem colocar nome de Maria de Fernão, homenageada, na placa e ex-vereador indigna-se com desleixo...

Nenhum comentário: