terça-feira, 1 de setembro de 2015

Sucessão municipal em Itaporanga: Empresariado local se reúne com líderes das oposições e define apoio do setor ao nome a ser escolhido pelo grupo; Ex-prefeito Djaci reafirmou compromisso assumido na reunião do fim de semana...

Ex-prefeito Djaci reafirmando compromisso de apoiar nome do grupo
Direto de João Pessoa - [Já na Capital após reunião na noite de ontem em Itaporanga]Depois de reunião realizada na última sexta-feira (28), na residência do vereador Ricardo Pinto (PSDB), oportunidade em que foi firmado compromisso ali de unificação do bloco oposicionista visando às eleições de 2016 com a formação de uma chapa com nomes novos, bem como, decisão tomada pelo ex-prefeito Djaci Brasileiro de não mais ser candidato e apoiar o nome ungido pelas pesquisas como representante do grupo, para o embate contra o atual prefeito Audiberg Alves (PTB), foi a vez dos líderes das oposições em Itaporanga participarem de reunião com o mesmo intuito desta vez com a presença da classe empresarial - maioria dos presentes do setor têxtil.
Veja: Em reunião com líderes das oposições de Itaporanga, ex-prefeito Djaci Brasileiro anuncia que não será candidato e que vai apoiar chapa a ser formada pelo grupo
O encontro aconteceu na noite desta segunda (31) e teve a finalidade de reafirmar o discurso de união em torno de um único objetivo, que é defender o desenvolvimento de Itaporanga lutando por mudança em sua gestão. Na ocasião, ficou mais uma vez firmado compromisso de se fazer pesquisas de opinião pública para averiguar aceitação popular dos nomes a serem propostos. Ficou nítida a disposição de todos ali em ver Itaporanga com novo governante. Vale registrar que muitos do empresariado local apoiou o atual prefeito, nas eleições de 2012.
 
Diversas lideranças reunidas com o empresariado local para buscar uma candidatura única das oposições
O ex-prefeito Djaci Brasileiro, por exemplo, disse aos presentes que mantém a palavra dada na reunião de sexta-feira de apoio ao nome que for escolhido. Mas, deixou claro que o seu partido tem um pré-candidato, no caso o vereador Ricardo Pinto. "Meu partido tem Ricardo como candidato, uma pessoa muito próxima a mim, como um filho, entretanto, me comprometo a apoiar quem for escolhido, caso não seja ele", disse. Djaci afirmou que não pode haver imposição nesse quesito e que todos os grupos que estiverem no projeto tivesse o mesmo pensamento. 
Por sua vez, Ricardo Pinto se dirigiu os presentes como opção para a empreitada e afirmou que caso não venha a ter melhor pontuação nas pesquisas dará seu apoio ao melhor colocado. "Digo de coração que se alguém estiver em melhores condições do que eu, darei sem problema algum apoio. Mas, peço aos senhores que nos unamos em prol de uma Itaporanga melhor, livre e digna de sua gente. Vamos libertar Itaporanga desse caos em que ela se encontra. Todos vocês já tem a certeza de que o prefeito que está aí enganou não só à vocês, mas toda a população. E continuará enganando se o povo lhe desse outra chance, o que não vai acontecer", pontuou.
 
O ex-vereador Zé Queiroz também usou da palavra; Djaci anunciou Ricardo como opção do PSDB
Presente, o jornalista Sousa Neto (Psol), também pré-candidato e convidado para o encontro, pontuou que é importante para as oposições duas candidaturas e não somente uma, razão pela qual não poderia retirar sua postulação, mas parabenizou o feito histórico. "Pela primeira vez, é histórico, as oposições se reúnem numa mesma mesa. Isso é muito bom para o povo. Por uma questão de princípios o Psol tem candidatura própria, mas devemos prezar pela unificação do discurso de oposição", declarou.
O empresário Divaldo Dantas, proprietário da Itatex, por exemplo, presente à reunião, se colocou à disposição das oposições em Itaporanga e, mesmo tendo sua preferência, afirmou que apoiará o nome a ser escolhido pelo grupo de líderes das oposições, após aferições através de pesquisas. "Estarei apoiando quem for escolhido como candidato das oposições. Votarei no candidato das oposições", disse. Em 2012, Divaldo Dantas apoiou o atual prefeito. Outros empresários também usaram da palavra, como Damião Bila que pediu união de todos.
O médico Tarciano Carnaúba seguiu na mesma linha de unificação dos grupos e disse estar à disposição das oposições, se colocou como opção, para mudar o quadro político/administrativo de Itaporanga. Comprometeu-se em apoiar àquele que melhor pontuar nas pesquisas de opinião pública. "Estou pronto para ajudar a mudar o cenário político em que Itaporanga se encontra. Não podemos aceitar essa situação de desgoverno. Quem for escolhido terá também o meu apoio", pontuou.
 
O ex-vice-prefeito Nosman Paulo, o médico Tarciano, o presidente da câmara Neném de Adailton e o jornalista e blogueiro Ricardo Pereira também usaram da palavra, dentre outras lideranças presentes.
 
O presidente da câmara, vereador Neném de Adailton, um dos pré-candidatos, também reafirmou disposição de apoio ao candidato a ser escolhido pelo grupo. O mesmo aconteceu com o ex-vice-prefeito Nosman Paulo (PT do B), também pré-candidato, que disse estar na hora de Itaporanga mudar essa realidade de "desastre administrativo" em que ela se encontra. "Vamos todos juntos virar essa página negra em que nossa cidade se encontra. Itaporanga precisa de um projeto novo porque o que está aí venceu já faz tempo", declarou Nosman. Outros pré-candidatos usaram da palavra e a palavra de ordem foi união. 
Portanto, as oposições em Itaporanga deram mais um passo importante rumo às eleições municipais do ano que vem. Em outubro haverá uma nova rodada de conversas, desta vez com os nomes já devidamente aptos legalmente para dar inicio aos trabalhos de campo e pesquisas de opinião pública. Só não haverá a participação do Psol nas pesquisas do grupo porque o partido já declarou que terá candidatura própria, mesmo assim foi tratado como aliado do campo das oposições. 
 
Jornalista Sousa Neto esteve presente com comitiva do Psol para pregar campanhas democráticas 
Estavam presentes ao encontro: o ex-prefeito Djaci Brasileiro; os vereadores Ricardo Pinto, Neném de Adailton, Jacklino Porcino, Izabelle Mendes, Ivanilto Palmeira, João Guimarães; os ex-vereadores Zé Queiroz, Márcio Rodão e Dé Rodão; os médicos Tarciano e Júnior Carnaúba, além do irmão Samuel; os jornalistas Sousa Neto e Ricardo Pereira; o construtor Arliston Queiroz, os empresários Divaldo Dantas, Gilberlan Moreira, Júnior de Biu, Neném de Jeová, Damião Bila, Bruno, Jaíres Caetano, Rangel Guimarães; o advogado Jackson Caetano, Paulo Porcino, Damião Barros [representante o PMDB e Zé Porcino], Zé Caetano, Walter da Caixa, Vicente Tobias, Laíson, Manoel Osmindo, dentre tantos outros.

Nenhum comentário: