quinta-feira, 5 de abril de 2018

STF rejeita habeas corpus e autoriza prisão Lula; outros sete casos podem reder ao ex-presidente mais de século de prisão...

Resultado de imagem para stf nega hc de lula
A decisão do STF de rejeitar o habeas corpus de Lula extinguiu também a liminar que impedia sua prisão. O ex-presidente agora está nas mãos do TRF-4. A defesa de Lula tem até esta sexta-feira (7) para abrir citação eletrônica do tribunal e se manifestar sobre os embargos declaratórios que foram negados no mês passado. O prazo para protocolar os chamados ‘embargos dos embargos’ se encerra na terça-feira da semana que vem. O julgamento não tem data, mas os desembargadores costumam ser rápidos.
O habeas corpus do ex-presidente Lula no Supremo Tribunal Federal (STF) mobilizou muitas atenções, fazendo parecer que era o único caso que pesa contra o presidente. Mas esta foi apenas a confirmação da primeira condenação do petista, a 12 anos e 1 mês de cadeia, por corrupção e lavagem de dinheiro, no caso do tríplex, que, segundo a Justiça, recebeu a título de propina da construtora OAS. Há ainda outros seis casos que podem render mais de um século de cadeia. 
Lula é acusado de receber R$12,5 milhões em propinas da Odebrecht, incluindo um apartamento no prédio onde mora, em São Bernardo. Lula e o sobrinho Taiguara são réus em caso de tráfico de influência e lavagem para favorecer a Odebrecht em negociatas em Angola. Na operação Zelotes, que investiga a venda de medidas provisórias presidenciais, Lula é acusado de corrupção passiva. Lula é acusado de aceitar propina na forma do sítio em Atibaia, e de tráfico de influência na compra superfaturada de 36 caças suecos.

Nenhum comentário: