domingo, 18 de agosto de 2019

Nos 20 anos do mototáxi de Itaporanga relembre a disputa entre Tonho Modesto X Luiz Bode pela criação do sindicato da categoria; Não perca, confira como foi!

Resultado de imagem para antônio Modesto e luis bode
O mototáxi em Itaporanga está completando 20 anos, numa iniciativa dos irreverentes Antônio Modesto e Luiz Bode (que ainda continua na ativa). A primeira praça de mototáxi foi batizada de Furafila, que fez tanto sucesso que se tornou time de futebol chegando a ser campeão do Poeirão em 2002. 
Tonho Modesto, em contato com o blog na noite deste domingo (18) relembra essa história contada mais cedo por Sousa Neto (Folha do Vale). Então, vamos prestar uma homenagem mais ao estilo dos dois irreverentes pioneiro do mototáxi local, contando passagem deles durante a criação do sindicato da categoria.
Quando Antônio Porcino (já falecido), que era sindicalista, assumiu a prefeitura da cidade (em 2005), chamou Modesto pra fundar o Sindicato dos Mototaxistas: “Você apresenta o pedido de criação, já como presidente, que eu vou agilizar a legalização do sindicato em Brasília.” Modesto: “Logo presidente?” Porcino: “É que sempre sobra um dinheirinho, e você como presidente fica com essa laminha, viu?”
Resultado de imagem para antônio Modesto e luis bode
Modesto ficou animado, convocou logo uma reunião com os mototaxistas, mas, para sua imensa surpresa, Luíz Bode já tinha se antecipado e anunciado o tal sindicato. Porém, Modesto descobriu que não estava ainda totalmente legalizado, então se propôs a resolver as pendências, desde que ele fosse o presidente. Só que Luís Bode não aceitou.
Então, os dois seguiram juntos até Patos, para ver quem iria fundar o sindicado primeiro e ser o presidente. A peleja chegou até a Recebedoria de Rendas, onde começava o processo de registro. Diante do impasse, o coletor Arnaud se impacientou: “Pra gente ganhar tempo, me dê logo o CPF dos dois que vou adiantando, enquanto vocês decidem…”
Modesto se espantou: “Por que pegar o CPF?” Arnaud: “Porque quem tiver o nome sujo não pode ser presidente.” Nesse momento, já se ouvia baixinho Luiz Bode sussurrando sua famosa frase marca-registrada: "Aí, é Demais!". Modesto, que sabia de prontuário de seu CPF, reagiu na hora: “Tá bom, Luíz tu vai ser o presidente e eu, o vice.” Luíz Bode, que estava na mesma situação, nem deixou o colega terminar: “De jeito nenhum, você vai ser o presidente e eu, o vice.” E assim voltaram a Itaporanga sem criar o sindicato. (contado por Júnior Dantas)

Nenhum comentário: