Não é a primeira vez que Helena Fialho integra a Corte Eleitoral. Sua atuação na área é extensa: foi a primeira representante da Justiça Federal a ocupar o cargo de Corregedora Regional Eleitoral do TRE-PB, em 2005. Antes, já havia servido como juíza suplente (2002-2003 e 2011-2013) e como membro efetiva (2003-2007).
Durante essas passagens, participou de comissões estratégicas e de medidas estruturantes no âmbito eleitoral. Em março deste ano, foi homenageada com a medalha “Desembargador Flodoardo Lima da Silveira”, concedida pelo TRE-PB em reconhecimento aos serviços prestados.
Justiça Federal
A trajetória da magistrada também é marcada pela longa carreira na Justiça Federal. Ingressou no TRF da 4ª Região em 1994 e, cinco anos depois, assumiu como juíza federal na Paraíba. Inicialmente, foi titular da 6ª Vara Federal em Campina Grande e, ainda em 1999, passou a comandar a 5ª Vara Federal, em João Pessoa, especializada em execuções fiscais — cargo que ocupa até hoje.
Entre 2009 e 2015, esteve à frente da Direção do Foro da Seção Judiciária da Paraíba. Com a nova função no TRE-PB, Helena Fialho reforça a experiência da Justiça Federal na Corte e traz para o centro do debate eleitoral a preocupação com o impacto da inteligência artificial e das fake news no processo democrático.



Nenhum comentário:
Postar um comentário