quarta-feira, 8 de junho de 2011

Reunião de secretários municipais de saúde do Vale do Piancó discute melhoria para rede hospitalar da região

Foi realizada durante a tarde desta quarta-feira (8), na Câmara Municipal de Itaporanga, uma reunião dos três Colegiados de Gestores da Saúde do Vale do Piancó, quando foram debatidos vários assuntos inerentes ao melhoramento e aperfeiçoamento dos serviços de saúde da região. Num primeiro momento a reunião contou com a participação de técnicos do Conselho Estadual de Saúde. Os Colegiados são: Conceição, Itaporanga e Piancó.
Dentre os temas em pauta foi debatido a descentralização do SAMU e as dificuldades burucráticas encontradas junto à Central de Piancó, no tocante ao "modos operandi". Foi pedida, então, maior agilidade da Central no sentido de se destravar as barreiras burocráticas existentes quando os municípios solicitam apoio de ambulâncias.
Os secretários municipais de saúde decidiram unificar os três Colegiados de Gestores da Saúde para buscar maior interatividade das decisões e ações. Com essa unificação, dizem os secretários, torna-se mais eficaz as ações implementadas e seus direcionamentos. Discutiu-se também a proposta de descentralização de cirurgias eletivas e distribuição entre os três maiores hospitais da região: Caçula Leite (em Conceição), Dr. José Gomes da Silva (em Itaporanga) e Wenceslau Lopes (em Piancó).
Para isso será feito um levantamento da demanda que cada unidade pode suportar e quais cirurgias podem ser feitas na região. Com isso, diminui os gastos com transferências de pacientes para Campina Grande João Pessoa, bem como, os transtornos causados aos próprios com as cansativas viagens. Ou seja, tudo para melhorar a rede hospitalar da região.
Na reunião, ainda, teve a apresentação de proposta do prefeito de Aguiar, Tintin, no sentido de viabilizar a municipalização dos Hospital Distrital local, sob controle do Governo do Estado. O que não será nada dificil já que a política do Estado é mesmo o repasse das responsabilidades de casas de saúde para os municípios.
A reunião contou a participação dos seguintes secretários municipais de saúde: Ruclenato (Igaracy), Gaudêncio Mendes (Itaporanga), Josefa Morais (Nova Olinda), Fátima (Aguiar), Valdeny (Piancó), Marcília (Diamante), Lucinha (Boa Ventura), Ducineide (Ibiara), Jaira (São José de Caiana), Antônio Marques (Santana dos Garrotes), Inez (Conceição), Miriam (Pedra Branca) e Nerivânia (Santana de Mangueira).
O encontro contou, também, com a participação da prefeita Flávia Galdino (Piancó), de Wilka Rodrigues (Diretora do Hospital Distrital de Itaporanga) e de Vanderlândia (Diretora do Hospital Regional de Piancó, além de representantes do 7º Núcleo de Saúde.

Nenhum comentário: