domingo, 5 de junho de 2011

Paraibano se comunica com Estação Espacial, usando apenas um rádio amador; A ISS passava a 500 km sobre João Pessoa numa velocidade de 26 mil km/h

O multimídia Ulysses de Assis Neto (foto), conseguiu recentemente realizar mais uma aventura internacional como operador de radioamador, depois de gravar a mensagem de despedida do Papa Bento XVI ao povo brasileiro, quando de seu retorno ao Vaticano, a bordo de um Boeing da Alitalia que deixava o espaço aéreo monitorado pela torre de controle do radar instalado no Recife-PE.
Após conseguir rastrear e receber as imagens dos satélites meteorológicos da NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration dos Estados Unidos da América do Norte) que passam a 800 km de altitude, ele obteve contato no início da tarde de sábado passado (dia 28 de maio), com os tripulantes da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).
A ISS passou na região sobre João Pessoa a uma velocidade estonteante de 26.000 quilômetros por hora e – logicamente – Ulysses só teve poucos minutos de janela para fazer contato via rádio com os astronautas que estavam a bordo da espaçonave orbital. Para ele foi uma verdadeira loucura, uma explosão comunicativa emocionante, do ponto de vista científico e tecnológico, é claro.
Ele conseguiu realizar esse feito utilizando um programa de rastreamento de satélites artificiais construídos pelo homem, chamado Orbitron, cuja versão estava desatualizada pelo próprio fabricante, indicando uma posição falsa da ISS, adiantada erroneamente em 16 minutos.
Ulysses fez as chamadas e nada escutou no retorno do seu radioamador. Ele resolveu utilizar, então, o Googlesattrack que – finalmente – apresentou na tela do computador a posição real da ISS. A esta altura dos acontecimentos, ele já tinha praticamente “dado como perdida” a possibilidade de fazer contato com os astronautas.
O próprio Ulysses relata:
– Quase desliguei o rádio. Fui almoçar e 16 minutos depois escutei o astronauta Mike Fincke (foto ao lado) chamando na freqüência de 145.800 MHz a aproximadamente 500 km’s daqui de João Pessoa.
– A ISS estava com uma elevação de 30º em relação à linha do horizonte. Imediatamente chamei-o e ele fez a contestação (comprovação do contato via rádio-amador)!
Atualmente, Ulysses está processando digitalmente o arquivo de áudio que está gravado no formato “AUP” do programa Audiocity para enviá-los para publicação, juntamente com o cartão QSL da ISS que ele está aguardando, para poder montar uma apresentação didática em PowerPoint (slides coloridos de computador).
Alguns amigos radioamadores escutaram a conversa entre Ulysses e os astronautas da ISS e já lhe enviaram e-mails de confirmação do fato inédito, a exemplo do operador PS8-RF, Pirajá-BA. Essa documentação toda consta anexada no relatório que me foi enviado, onde o contato também foi registrado no ISS Fan Club International e no ISS Fan Club Brazil. A ARLL-radio dos EUA serve igualmente para confirmação do contato.
Ansiosamente, Ulysses (que é filho do empresário Luismar Rezende, ex-gerente de Relações Institucionais da Telemar e OI – Telefonia e diretor da antiga Telpa) aguarda para fazer o monitoramento das conversas via rádio da próxima missão do Shuttle que vai até à ISS, que é a nave Atlantis, cujo cronograma de lançamento está previsto para o mês de julho, levando na sua tripulação três astronautas que também são radioamadores, um dos quais é escotista.
Encerrando o relato da sua curiosa experiência, Ulysses conclui que – com certeza – virão novos contatos, desta vez com mais calma:
– Grande abraço (ou seja, o tradicional 73 na linguagem numérica utilizada pelos radioamadores, ao redor do mundo). E que Deus abençoe a todos!!! Amém. Ulysses de Assis Neto (código PU7GUA). (com coluna de Giovanni Meireles)

Nenhum comentário: