segunda-feira, 25 de julho de 2011

Curso-APH realizado em Diamante no final de semana foi sucesso e participantes já estão aptos a atuarem

Por falar nisso... foi um sucesso o curso de Capacitação em Atendimento Pré-Hospitalar realizado durante este final de semana em Diamante, pela Escola de Enfermagem Rosa Mística. O objetivo é capacitar os profissionais da saúde que atuam no atendimento pré-hospitalar, como também, os demais profissionais que atuam direta e indiretamente nos serviços de assisìstência às urgências e emergências.
As atividades, envolvendo teoria e prática, foram direcionadas para repassar conhecimento na área de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) para a redução de indices de óbitos ou sequelas por causas externas, à exemplo de acidentes e violência interpessoal, e clínicas, como as cardiovasculares. O curso contou com dezenas de participantes de toda a região que, agora, estão aptos a atuarem no atendimento de urgência.
Os profissionais foram treinados ainda para prestar atendimento de transporte de pacientes clínicos, à exemplo, de pacientes psiquiátricos, em crise hipertensiva, com problemas cardiorrespiratórios, entre outras, com segurança e profissionalismo, quando for necessário. Pois, é fundamental que o profissional tenha condições de avaliar bem toda a situação de um trauma e com isso realize os procedimentos adequados de acordo com os protocolos que definem o atendimento de urgência e emergência, e com isso diminua as sequelas.
A programação, dentre outros assuntos, abordou: Regulação Médica; Acidente com Múltiplas Vítimas; Prática de Imobilização; Atendimento Inicial ao Trauma; Trauma de Tórax e Abdome; entre outros. A preparação dos profissionais da área de saúde é imprescindível, pois garante a qualidade do atendimento e salva vidas inclusive em acidentes graves com múltiplas vítimas que infelizmente estão se tornando mais frequentes.
Parabéns aos coordenadores do curso Félix Filho e Luciano Mota, que contaram com o apoio da secretário municipal da Saúde em Diamante, Marcília Mangueira Guimarães, e, principalmente, aos profissionais que participaram do curso. (com fotos de CássioFotografias)

Nenhum comentário: