sexta-feira, 29 de julho de 2011

Como publicamos em abril de 2010, Itaporanga está no projeto de criação da Unisertão pra acontecer até 2020

A luta pela implantação de um Campus da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) na cidade de Itaporanga, beneficiando assim todo o Vale do Piancó, teve início em 20/08/2002 quando o então prefeito Will Rodrigues trouxe o reitor Thompson Mariz, pela primeira vez a Itaporanga, para uma reunião com outros doze prefeitos com esse objetivo.
De lá pra cá muitas outras reuniões, com a presença do reitor, se sucederam para esse propósito. Em 15 de abril do ano passado publicamos matéria mostrando que o Plano de Expansão da UFCG beneficiaria 22 municípios com a implantação de pólos da instituição, dentre eles Itaporanga. A proposta foi apresentada, na ocasião, ao MEC para integrar o Plano Nacional de Educação que estabelece metas e objetivos a serem cumpridos no período entre 2011 e 2020.
Na época alertamos que, em verdade, há uma possibilidade de Itaporanga ganhar um Campus, só que neste caso não seria da UFCG mas sim da Universidade do Sertão, que terá sede em Patos. Quem me passou a informação foi um professor da instituição que vem desde o início debatendo a causa, em muitos casos assumindo missões lhe delagada pelo próprio reitor. Pois bem, hoje o que vemos é o começo da confirmação daquela matéria publicada por nós, à época. 
Isso porque duas novas universidades federais poderão ser criadas na Paraíba se os projetos de desmembramento da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) forem aprovados no Congresso Nacional. A proposta foi encaminhada pelo senador Wilson Santiago (PMDB), que apresentou dois projetos de lei à Comissão de Educação do Senado para a criação da Universidade Federal Rural da Paraíba (UFRPB), em Areia, e a Universidade do Sertão (Unisertão), em Patos.
O projeto de lei n° 346/2011 foi apresentado à Comissão de Educação em 26 de junho, propondo que seja concedida a autorização ao Governo Federal para criar a Unisertão, absorvendo os campi da UFCG em Patos, Sousa, Pombal e Cajazeiras. A proposta prevê ainda a criação de outros quatro campi para a nova instituição, que seriam instalados nos municípios de Itaporanga, Catolé do Rocha, Princesa Isabel e Uiraúna
Já no último dia 7 de julho foi apresentado o Projeto de Lei n° 398/2011, que pretende garantir a autorização para a União criar a UFRPB com a utilização da infraestrutura já existente no Centro de Ciências Agrárias da UFPB em Areia e prevê também a criação de novos cargos para a ampliação da oferta de cursos em nível superior. A nova instituição seria composta ainda pelo Centro de Formação de Tecnólogos da UFPB no município de Bananeiras, que possui três cursos de nível superior e uma Escola Agrícola.
Essa não é a primeira vez que se propõe a divisão de universidades federais na Paraíba. No início do ano passado, a UFCG realizou audiências públicas nos quatro campi no Sertão para discutir a proposta, que não foi aprovada. “Fizemos uma série de audiências públicas e naquele momento a comunidade acadêmica entendeu que não era o momento de desmembrar uma universidade que ainda não completou seu processo de implantação e expansão”, comentou o vice-reitor da UFCG, Edilson Maia. A própria UFCG foi criada em 2002, a partir do desmembramento com a UFPB.

Nenhum comentário: