quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Ex-prefeito Zé Silvino diz não querer mais ser candidato e afirma que a união de Djaci e Porcino irá 'alavancar o desenvolvimento de Itaporanga e do Vale do Piancó'

Um dos maiores lutadores das boas causas para o município de Itaporanga, e consequentemente, todo Vale do Piancó, o ex-prefeito José Silvino (foto) tem encampado diversas lutas em favor do desenvolvimento regional a partir de temas como a educação e os recursos hídricos, área da qual ele é mestre e doutor no assunto. Não se pode tentar omitir que a vinda de cursos de nível superior, oferecidos por instituições públicos, para Itaporanga tem o dedo do Dr. Silvino, com destaque reconhecido dentro do meio acadêmico em particular da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
Quando se trata de assuntos estratégicos na universidade visando a interiorização Dr. Silvino é um dos primeiros a ser convidado para a mesa de debates. Mesmo estando fora da política, como costuma enfatizar por não estar mais à frente de cargos públicos, ele vem ajudando nas conquistas que o município tem visto ao longo dos anos. Em entrevista concedida hoje (14) ao radialista Cláudio Nepó, ele falou sobre a vinda do Campus do IFPB.
"Itaporanga foi prestigiada pela presidente Dilma, que definiu a cidade como Sede para  Campus do IFPB, que tras para o Vale do Piancó cursos de nível médio, superior, bacharelado, mestrado e até doutorado. Só que para isso tivemos uma grande luta empreendida ao longo dos anos moldando o município para que suas potencialidades fosse balizadoras para essa conquista. Hoje, a Prefeitura tem uma importância muito grande nesse processo com a doação do terreno para construção do Campus e o prefeito Djaci de pronto atendeu as reivindicações da instituição porque sabe que o município se desenvolverá ainda mais com esse campus", disse Dr. Silvino.
Entusiasta nato quando se fala em lutar pelo desenvolvimento educacional da região o ex-prefeito Dr. Silvino alertou para o novo problema que o mundo enfrentará, nesta era da informática, com o analfabetismo:"Nos tempos atuais o mundo vai rodando rápido e já já teremos dois tipos de analfabeto: o que não sabe ler e o que não sabe usar o computador".
Ao ser indagado se seria candidato a cargo eletivo em 2012 (o ex-prefeito Antônio Porcino tem dito que ele seria um ótimo vice numa possível chapa do PMDB), Dr. Silvino foi incisivo ao afirmar que não tem mais pretensões políticas pois ficou "pobre" após deixar a Prefeitura. "Não quero mais ser candidato a nada porque tive dissabores profundos com a política. Antes de ser prefeito tinha patrimônio, carro, etc... Após deixar a prefeitura vinha pra Itaporanga de ônibus, ou seja, antes de ser prefeito tinha um padrão de vida  considerável e após deixar a prefeitura fiquei foi pobre", comentou.
Em determinado momento o ex-prefeito foi indagado sobre a possibilidade de união política entre o prefeito Djaci Brasileiro (PSDB) e o ex-prefeito Antônio Porcino (PMDB), Dr. Silvino respondeu ser perfeitamente viável e que a união entre estas duas lideranças significaria a possibilidade de se "alavancar o desenvolvimento de Itaporanga e do Vale do Piancó". Ele defende a tese de que a região não pode mais continuar sem um representante na Assembléia e a união Porcino e Djaci além de assegurar eleição de um deputado estadual da região poderia ainda redundar na eleição de um representante em Brasília.
Dr. Silvino justifica dizendo que o Vale do Piancó teve grandes momentos em que o governo inseriu a região no crescimento quando da implantação da Fazenda Veludo, uma conquista do ex-deputado itaporanguense Jonas Leite Chaves, bem como, da Estação de Piscicultura, dentre outros órgãos públicos, conquistada quando Dr. Silvino foi secretário estadual de Recursos Hídricos e contou com o apoio e determinação do então deputado itaporanguense Soares Madruga e do então governador Wilson Braga.
"Tenho insistido nisso (união de Djaci e Porcino). Djaci é como um sobrinho para mim e Porcino é meu amigo. Acho perfeitamente possível essa união. Eles devem fazer uma reflexão séria, assimo como o Vale do Piancó, e se unir para alavancar o desenvolvimento da região. O Vale não cresce mais porque não tem um representando na Assembléia nem em Brasília. A união das forças políticas Porcino e Djaci pode proporcionar isso", finalizou.
Dr. José silvino Sobrinho - ex-prefeito de Itaporanga (Gestão 1993-1996) e ex-vice-prefeito (Gestão 2005-2008) - é formado em engenharia civil pela Escola Politécnica da Paraíba, em 1962. Fez mestrado na PUC no Rio de Janeiro e pós-graduação em construção de estradas na Califórnia, nos Estados Unidos, e planejamento de sistema na Universidade de Kyoto, no Japão. Ele começou a sua vida profissional como engenheiro do DER-PB, em 1963, passando no mesmo ano a servir ao DNOCS. A partir de então foi professor titular da UFCG. Dr. Silvino exerceu, ainda, os cargos de Secretário de Obras da Prefeitura Municipal de Campina Grande, Diretor-Presidente da Cagepa, Secretário de Planejamento, Secretário de Transportes e Obras e Secretário de Recursos Hídricos do Governo da Paraíba, além de ter sido Diretor-Técnico da Suplan e Diretor do Porto de Cabedelo.

Nenhum comentário: