terça-feira, 23 de outubro de 2012

Veja quais os nomes mais cotados para compor a futura Administração Municipal em Itaporanga, a partir de janeiro vindouro...

O Blog tem recebido, desde o último fim de semana, inúmeros e-mails e mensagens com solicitações para uma análise sobre qual seria a composição do futuro Governo Berguim, a partir de janeiro vindouro, quando o prefeito eleito tomará posse. Berguim (foto) ainda se recupera de procedimento cirúrgico à que submeteu-se oito dias atrás, fez um retorno ao médico [Dr. Marcelo] na tarde desta segunda-feira (22) e estará de volta à Itaporanga no próximo sábado (27). Esta semana ele pode anunciar, inclusive, o nome [à que tem direito] para compor a equipe de transição que será nomeada pelo prefeito Djaci Brasileiro, como determinou o Tribunal de Contas do Estado.
Pois bem, passada a ressaca eleitoral e sua respectiva comemoração agora é hora de começar a pensar nos destinos de nossa gente, rumo ao novo secretariado que deverá acompanhar o prefeito eleito na solenidade de posse, ao raiar do próximo ano. Diante de uma apuração junto à fontes fidedignas ligadas ao professor chegamos ao mais próximo possível do que podemos informar sobre a feição que poderá ter a nova administração municipal na 'Rainha do Vale'. Trata-se de uma projeção sobre os possíveis ocupantes das pastas do primeiro escalão no Executivo Municipal.
Quem é quem na futura Administração Municipal? Audiberg tem dito que formará uma equipe majoritariamente técnica para ao seu lado tocar a máquina municipal. A partir do dia 1º de janeiro, poderão - pelo menos se depender da bolsa de apostas diárias em Itaporanga - ocupar cadeiras no Paço Municipal e Secretarias, os seguintes nomes:

1. Chefia de Gabinete
Welton Tomaz - Fiel escudeiro do prefeito eleito é o nome mais cotado pela sua estreita proximidade com o novo gestor, inclusive, tendo sido indicado pelo próprio Berguim para lhe substituir na Secretaria Municipal de Administração e Finanças, na gestão Will [2000-2004], quando o ex-vereador precisou licenciar-se do cargo pra disputar seu quinto mandato consecutivo de vereador em 2004. Naquela eleição, Berguim obteve a maior votação da história do município, pouco mais de 1.050 sufrágios.

2. Procuradoria Geral do Município
João Franco da Costa Filho [Dr. Joãozinho] - O nome do advogado pode ser escolhido por ele ter feito um excelente trabalho na coordenação jurídica da campanha. Lembrando que o assessor jurídico do sindicato municipal dos professores teria a vaga caso desejasse, mas sua permanência lá [orientando o magistério municipal] torna-se mais estratégica.

3. Secretaria de Administração e Finanças
Valdemir de Paulo [Dr. Demir Cabral] - Advogado e escritor é nome lembrando por ter competência e conhecimento técnico comprovados para ocupar o cargo. Já exerceu o cargo [na época Secretaria Geral do Município] durante o período de 1989/1992 [1ª Gestão Will]. Exerce desde janeiro de 1993 a Chefia da Assessoria Jurídica da Câmara Municipal de Itaporanga. Também prestou assessoria jurídica às Câmaras Municipais de Diamante, Boa Ventura, Pedra Branca, Serra Grande e São José de Caiana.
Obs.: O também advogado Carlos Alberto Ferreira [Dr. Carlinhos] foi sondado pelo próprio Berguim para ocupar o cargo, entretanto, este, segundo informação, teria recusado o convite por estar com seu escritório em curva ascendente e, por isto, não teria tempo disponível para a empreitada. Carlinho disse que seria uma honra participar do novo governo mas agradeceu, ressaltando que dará sua contribuição mesmo de longe.

4. Secretaria de Planejamento e Gestão
Herculano Pereira Sobrinho - Comerciante e atual vereador tem nome lembrado pela sua determinação e capacidade de pensar o município 'pra mais adiante'. Empreendedor de mão cheia seria uma peça importante na cúpula pensante da nova gestão, no que trata de projetar o município para seus cinquenta mil habitantes. 

5. Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico 
Daniele Fernandes Dantas - Empresária de sucesso, diretora da Itatex - empresa pioneira do ramo de tecelagem em Itaporanga que produz mais de dois milhões de peças por mês - é a aposta de Berguim para alavancar o setor no município colocando uma empreendedora e técnica capacitada para buscar junto aos governos [federal e estadual] e instituições como a FIEP/SESI [Federação das Indústrias da Paraíba, à qual ela tem acesso irrestrito e muita sintonia com seu presidente - o industrial Buega Gadelha] o aporte necessário para o incentivo a geração de emprego e renda, com maior foco na qualificação da mão de obra. Daniele é filha do empresário Divaldo Dantas, proprietário da Itatex.

6. Secretaria da Assistência Social
Naura Ney Lima Ferreira - Psicologa e funcionária do quadro de efetivos da Prefeitura, a futura primeira dama do município tem nome assegurado para ocupar o cargo por sua competência à frente dos trabalhos que desenvolve na pasta, em particular no Cras Municipal. 

7. Secretaria da Educação
Antônia [Tânia] Alves - Professora do Colégio Diocesano 'Dom João da Mata' e atual vice-diretora da EN Prfº Francelino de Alencar Neves é bastante qualificada para exercer o cargo. É um nome forte e suas chances aumentam consideravelmente caso sua irmã [Aparecida] não aceite convite para comandar a Saúde.
Maria Ducarmo - Professora do Colégio Diocesano 'Dom João da Mata' e ex-diretora da 7ª Gerência Regional de Educação também tem nome lembrado por sua capacidade técnica para comandar a pasta. Vale ressaltar que sua indicação para a 7ª GRE foi feita por Berguim.
Francisco de Assis Alves [Chico da Kazon] - Professor e representante da FIP no Vale do Piancó também tem nome lembrado por sua competência, mas ele pode ser agraciado com uma possível nomeação para a 7ª GRE. A missão de Chico junto ao Governo Berguim será o de expandir cursos superiores [da FIP] em Itaporanga.
Izete Pires - Educadora de respeitabilidade e qualificação reconhecida também será aproveitada na equipe.

8. Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo
Wendeyson Gomes Ferreira [Del] - Engenheiro lotado na própria pasta seria indicado para o cargo pelo seu sogro, o vereador Zeca da Encarnação [atual presidente da Câmara Municipal]. O vereador aderiu para Berguim faltando vinte dias para o pleito e conseguiu eleger seu filho Jailson como seu sucessor no parlamento-mirim. 
Obs.: Caso Del não seja nomeado para o cargo a sua esposa, a advogada Jailma, pode ser nomeada para uma Secretaria ou Consultoria Jurídica. Coincidência ou não, ela vai pedir demissão até o fim do ano do quadro de servidores do Banco do Brasil para se dedicar a carreira. 

9. Ouvidoria Municipal
Joserlândio Tolentino Olegário [Bebé de Zé Neto] - Como retribuição ao apoio do PSC, Berguim deve aproveitá-lo nesta função já que ele não conseguiu se eleger ao cargo de vereador - ficando na suplência.

10. Secretaria da Saúde
Aparecida Alves - Fisioterapeuta de capacidade comprovada é um nome sondado pelo prefeito eleito que, segundo informações, estaria aguardando um sinal verde de sua parte para acerta sua indicação. O entrave para ela não aceitar o convite estaria relacionado ao seu trabalho e tempo. Mas é um nome que agrada ao novo gestor especialmente por se tratar da pasta mais importante do governo devido seu gordo orçamento, maior do que muitos municípios da região, por isso, a opção de entregá-la a uma pessoa de extrema confiança.
Ana Ivani Pinto - Bioquímica de competência reconhecida e ex-secretária da área, na gestão Will [2000-2004], tem nome lembrando em caso de recusa do convite formulado à primeira opção. Ana Ivani é o braço direito da atual direção do Hospital Distrital de Itaporanga e, portanto, trabalharia em perfeita harmonia com a direção daquela casa de saúde.
Wilka Rodrigues - Mãe da vice-prefeita eleita [Taís] também tem nome especulado para assumir a pasta e caso seja confirmada colocaria Ana Ivani [seu braço direito] na Direção do Hospital Distrital.

11. Secretaria do Esporte, Cultura e Turismo
José Armando de Melo e Silva Rodrigues - Neto do ex-prefeito Will pode ser aproveitado na pasta, que seu pai [Domingos Sávio] estava à frente até julho deste ano, caso sua tia [Wilka] não seja aproveitada na Saúde. Não é descartada a hipótese de seu pai ser o indicado.
Jucivan Araújo - Professor de qualificação comprovada e altíssimo nível para comandar o setor cultural no município é um nome também à disposição do prefeito eleito, que retribuiria assim o apoio do PT [que é presidido pelo próprio Jucivan]. Entretanto, para isso Jucivan teria de deixar a Direção da Articulação Cultura da 7ª Região do Governo do Estado, para qual foi nomeado pelo governador Ricardo Coutinho. 

12. Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente
Francisco Lemos - Técnico capacitado para assumir a pasta é um nome praticamento garantido na pasta, que conta com indicação do atual vereador Zé Valeriano e do vereador eleito Hélio do Bar [o terceiro mais votado], ambos do PTB.
Silvério Soares dos Santos - Técnico com capacidade para exercer o cargo tem seu nome correndo por fora, dizem fontes, numa indicação do seu irmão [Neném de Adailton, que foi o segundo vereador mais votado em Itaporanga] até como forma de prestigiar o PSB.

Continuando com alguns nomes para o Segundo Escalão do novo governo:

13. Secretaria Executiva
Ana Maria David ou Lúcia David - Professoras bastantes qualificadas e capacitadas para exercer a função e com perfil apuradíssimo para ser a pessoa responsável pelo, digamos, 'motor administrativo' do Gabinete. Sem contar que as duas irmãs contam com expressas confianças tanto do prefeito eleito como da primeira dama.

14. Tesouraria
Paulo Neir Neves de Araújo- Experiente no sistema bancário e de correção tem nome apontado para exercer a função.

15. Chefia de Tributos
Mário Ferreira - Técnico também qualificado que já exerceu a função na gestão Will [2000-2004].

Ainda tem as coordenadorias do: Creas, Cras, Peti, Projovem, SAMU, Hospital Infantil, Nasf, PSF's, Vigilância Sanitária, Chefia de Transporte, Coordenação Pedagógica, Setor de Pessoal, Caps, etc. 

Obs.: Segundo informações, o novo contador do município será Joaquim Neto, filho do vereador Zé Valeriano, que está, de acordo com fontes, arregimentando grupo de técnicos para cuidar dessa área; O advogado Victor Hugo [genro do diretor da AESA Chico Lopes] seria aproveitado no Creas Municipal, cujo profissional da área será necessário. As enfermeiras Mayara Estrela [atual chefe do Núcleo de Enfermagem do H.D.I], assim como, Joeline Cabral devem ser aproveitadas nas coordenações, respectivamente, do SAMU e Hospital Infantil [ou PSF's] ou vice-versa. 
Ao todo são 68 Cargos Comissionados [16 deles na Saúde] e 343 Contratações por Excepcional Interesse Público [254 somente na Saúde] que o prefeito eleito Audiberg Alves tem como leque para nomear em seu governo. A lista que publicamos acima é mera projeção resultante de conversas com fontes fidedignas, mas que somente no final de dezembro, quando o prefeito eleito for anunciar, é que saberemos quais destes nomes serão ou não confirmados. 

Nenhum comentário: