quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

TJ determina reabertura processo de votação do aval da Cagepa, na AL.

A Assembleia Legislativa terá que reabrir o processo legislativo do projeto de lei que prevê autorização para que o Governo do Estado avalize empréstimo da Cagepa perante a Caixa Econômica Federal. Assim decidiu o Tribunal de Justiça, nesta quarta-feira (30), em sessão do Pleno. A Corte foi acionada pelo deputado Hervázio Bezerra (PSDB), líder do governo. Em sede de Mandado de Segurança, ele questionou decisão da Mesa Diretora da Casa que arquivou o projeto de lei por entender que seriam necessários 22 votos para a derrubada de parecer da Comissão de Orçamento e Finanças, fundado no argumento de inadequação orçamentária.
Em plenário, 19 votos foram dados pela derrubada do parecer, enquanto que 16 deputados optaram por sua manutenção. O Pleno do Tribunal de Justiça rejeitou a tese de que a matéria em questão fosse meramente interna do Legislativo, ressaltando que sua apreciação pelo Judiciário não fere o princípio da separação dos Poderes. Para o TJ, a decisão da Assembleia não tem amparo no regimento interno da casa legislativa.
Em agosto, dias depois da polêmica sessão na Assembleia, Hervázio Bezerra já tinha obtido liminar, nesse processo, concedida pelo então desembargador Genésio Gomes Pereira Filho. Com a decisão de hoje do TJ, o projeto de lei terá que ser apreciado em plenário pelos deputados, etapa que havia sido frustrada pela mesa diretora da Assembleia. O relator Fred Coutinho foi seguido à unanimidade pelos demais desembargadores.

Nenhum comentário: