domingo, 16 de junho de 2013

Efraim Filho defende internação compulsória com aval de familia para dependentes

O deputado federal Efraim Filho (Democratas) voltou a defender, neste domingo (16), em viagens de contatos com sua base no interior do Estado a internação compulsória de dependentes químicos com o aval da família, conforme texto-base do projeto de lei aprovado na Câmara dos Deputados em que aumenta a pena para chefes de organizações criminosas voltadas ao tráfico de drogas, a nova Lei Antidrogas.
Efraim observou que o projeto prevê a possibilidade de as famílias ou responsáveis legais de usuários de drogas requererem, mesmo sem o consentimento do dependente, a internação em instituição de saúde para tratamento e desintoxicação. Para que haja a internação à revelia, contudo, será necessário o aval de um médico. "A defesa da sociedade é mais importante que vontade individual de alguém que já se encontra privado da sua consciência pelo efeito do vício das drogas", ressalta Efraim. 
Além de prever internações involuntárias e maior rigor nas penas contra grandes traficantes, os deputados criaram novas regras para o acolhimento de dependentes em Comunidades Terapêuticas Acolhedoras. Conforme o texto, a permanência dos usuários de drogas nesses estabelecimentos de tratamento poderá se dar apenas de forma voluntária. Para ingressar nessas casas. Segundo o projeto, o paciente terá de formalizar por escrito seu desejo de se internar nas comunidades.

Nenhum comentário: