A manifestação em João Pessoa, em conjunto com o ato nacional que ocorre em mais de 100 cidades do País, reuniu mais de 40 mil pessoas segundo os organizadores, que atravessaram do centro a praia de Tambaú, tomando as ruas da cidade. No início do protesto, a Polícia Militar estimava um número de 10 mil pessoas, mas ao longo do trajeto mais pessoas foram se juntando à manifestação e segundo o General Francisco, secretário Executivo da PMPB, a contabilidade da Polícia é de aproximadamente 22 mil pessoas participando da mobilização. Os números foram atualizados à 19h35.
Contudo os participantes afirmam que em dado momento a manifestação chegou a ocupar toda a extensão da avenida Epitácio Pessoa, que tem cerca de 16km. A concentração começou em frente ao Lyceu Paraibano, no Centro da cidade, desde as 14h. Por volta das 16h, os manifestantes iniciaram a marcha em direção a Praça dos Três Poderes. No caminho em direção ao Palácio, integrantes de uma facção criminosa avançaram entre os manifestantes e gritaram “Al-Qaeda”, causando correria e medo. Apesar do susto, nenhum to de vandalismo foi registrado pela Polícia Militar.
Da praça, o grupo seguiu de volta para a Lagoa e depois iniciou a caminhada pela Epitácio Pessoa. Descendo a avenida, a manifestação seguia de forma pacífica e até calma, até que um grupo com pedras depredou a vidraça de uma concessionária, a Polícia agiu e os vândalos fugiram. Entre os manifestantes as reivindicações eram muitas. Além de comemorar a baixa da tarifa do ônibus, o movimento LGBT também marcou presença protestando contra a ‘Cura Gay’.
Os manifestantes seguem para o Busto de Tamandaré, onde a manifestação se concluiu com a dispersão dos manifestantes. (com Pedro Callado)
Nenhum comentário:
Postar um comentário