sexta-feira, 21 de junho de 2013

Estado e prefeituras da Paraíba terão de divulgar em tempo real, a partir de hoje, gasto com publicidade, determina resolução do TCE.

A partir de hoje (21) o Governo do Estado e as prefeituras paraibanas terão de divulgar de forma detalhada os gastos com publicidade. É o que prevê uma Resolução do Tribunal de Contas do Estado publicada hoje no diário eletrônico do órgão. O documento determina a divulgação em tempo real, em sítio na rede mundial de computadores, dessas informações, bem como o uso de ferramenta que possibilite a extração de dados pelo tribunal, para fins de acompanhamento mensal dos gastos.
No modelo atual, nem o governo do Estado nem as prefeituras divulgam com total transparência as informações dos gastos com publicidade. Na esfera federal, o site da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República disponibiliza uma ferramenta que traz todas as informações sobre a execução dos contratos com as agências de publicidade. A consulta permite o acesso ao nome da agência, o número do contrato, o nome da empresa de comunicação, o meio de divulgação, o mês de pagamento e o valor pago pela publicidade.
Todas essas informações também terão de ser divulgadas pelo Governo do Estado e pelas prefeituras, conforme determinação expressa da Resolução do Tribunal de Contas. Diz o texto que a disponibilização das informações deverá ser de fácil acesso, com a divulgação do nome da agência de propaganda, do período da execução contratual, o número do contrato, o fornecedor e os valores pagos por cada tipo de serviço.
A medida foi adotada em cumprimento ao que dispõe a lei federal nº 12.232/10, que exige que “as informações sobre a execução do contrato, com os nomes dos fornecedores de serviços especializados e veículos, serão divulgadas em sítio próprio aberto para o contrato na rede mundial de computadores, garantido o livre acesso às informações por quaisquer interessados”.
No governo do Estado, as informações sobre os gastos com publicidade são divulgadas no Sagres, ferramenta do Tribunal de Contas e no Siafi, Sistema Integrado de Administração Financeira. Nos dois sistemas não existe nenhum detalhamento das despesas. As prefeituras também divulgam as informações no Sagres do TCE, mas sem a transparência que a lei exige. (com Lenilson Guedes)

Nenhum comentário: