sábado, 30 de novembro de 2013

Campanha Novembro Azul é encerrada com diversos atendimentos no Hospital Distrital de Itaporanga...

Com dezenas de atendimento em prol da saúde do homem, num mutirão de exames, o Hospital Distrital de Itaporanga encerrou ontem a Campanha Novembro Azul. Consultas, palestras, entrega de laços e bottons, exames de sangue (PAS) e exames de toque foram alguns dos serviços prestados pela equipe daquela casa de saúde, coordenada pela diretora Wilka Rodrigues, uma ação bastante importante nesta luta de prevenção contra o câncer de próstata. 
"Alcançamos a expectativa quando à quantidade disponível de atendimento. Agradecemos gentilmente ao Dr. Francisco Brasileiro, pela parceria, a apoio da Secretaria Municipal da Saúde, a equipe do hospital que tem feito um trabalho maravilhoso e a população que pela compreensão e apoio. Ou seja, nós estamos fazendo nossa parte com estas ações alertando os cidadãos itaporanguenses sobre as formas de prevenção e tratamento do câncer de próstata", declarou a diretora afirmando que mesmo com o término da campanha os homens podem procurar o hospital para continuidade do tratamento já que o Dr. Francisco Brasileiro atende sempre aos sábados. 
O câncer de próstata é mais incidente que o câncer de mama, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), que em sua estimativa 2012/2013 apontou 60.180 novos caos de câncer de próstata e 52.680 de mama. Pesquisa realizada pelo Datafolha para a Sociedade Brasileira de Urologia - SBU, por exemplo, constatou que o preconceito com o exame do toque retal ainda é forte no Brasil. Apenas 32% dos homens brasileiros declararam já ter feito o exame. 
Na fase inicial, o câncer de próstata não costuma apresentar sintomas. Quando surgem são parecidos com os do crescimento benigno de próstata: dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite. Na fase avançada, a doença pode provocar dor nos ossos, problemas para urinar e, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal. O tratamento vai depender do estágio da doença, e pode ser feito com cirurgia, radioterapia, tratamento hormonal e algumas vezes apenas observação médica.
Abaixo, algumas imagens do evento lá no Hospital Distrital de Itaporanga: [Clique na imagem para ampliá-la]

Nenhum comentário: