Lira tomou a decisão há cerca de 15 dias e indicou (ao Planalto) o nome de Carlso Vieira no dia 28 de setembro, um dia antes de Lula ser submetido a procedimento cirúrgico. Inicialmente, o grupo comandado por Lira havia indicado a ex-deputada Margarete Coelho (PP-PI) para o cargo, mas seu nome acabou descartado.
Desde o início das negociações pela reforma ministerial, que começaram em julho, mas só foram concluídas em 6 de setembro, Lula negociava com Lira a saída da atual presidente da Caixa, Rita Serrano. Era esperado que o anúncio da mudança fosse feito junto com a mudança na Esplanada, o que não foi feito. O adiamento se deu em função de pressão de partidos, como o PT e o MDB, para que a diretoria de Habitação não fosse alterada.
Carlos Vieira Fernandes é paraibano, economista, integra os quadros do banco, foi diretor-presidente da Funcef (Fundação dos Economiários Federais), o fundo de pensão da Caixa, e comandou ministérios em gestão petista. Ele concluiu em 2023 pós graduação na universidade de Sorbonne, na França.
Nenhum comentário:
Postar um comentário