domingo, 9 de janeiro de 2011

Pedra Bonita: de Misericórdia a Itaporanga, são 146 anos de muita história...

Itaporanga é topônimo de origem tupi, e significa 'Pedra Bonita'
Comemoramos neste dia 9 de Janeiro o marco histórico da elevação/instalação da Vila de Misericórdia à categoria de Cidade. Em momentos como este, voltamos a mente ao passado para podermos imaginar uma legião de homens e mulheres construindo as bases da prosperidade almejada. O retrospecto nos serve para saudar esses ilustres personagens, dos quais herdamos a disposição pelo trabalho, o compromisso com a grandeza e o amor filial à terra mais querida.
Depois dessa breve viagem que remonta 146 anos de história, deparamo-nos com uma cidade garbosa, entusiasmada em sua forma de crescer e de fazer sucesso. Esta é a nova Itaporanga que se enquadra orgulhosa entre os mais destacados centros do Estado, expressando em todas as suas áreas dinâmicas inovadoras e de resultados admiráveis que estão ajudando a Paraíba a ser cada vez mais próspera.
Este desenvolvimento alcançado pela 'Rainha do Vale' se deve a uma série de fatores, mas o principal é a parcela de contribuição de cada morador que acreditou neste progresso, seja, trabalhador, empresário, agricultor, estudante, donas de casa e a incansável luta dos pioneiros que trabalharam muito para realizar o sonho de transformar a comunidade em cidade. Eis que Itaporanga chega aos 146 anos plena de vigor, de juventude, de progresso, com o mesmo olhar de coragem e de determinação daqueles que fizeram a nossa emancipação política.
Parabéns, Itaporanga. Por ser uma cidade cheia de qualidade de vida. Pelos moradores entusiasmados por fazer parte dessa geração que não tem vergonha de amar sua terra. Que os próximos anos sejam feitos principalmente de seus pores-de-sol indescrítiveis (vistos lá do alto da estátual do Cristo Rei), com todas as cores da paleta de Deus. O por de sol de Itaporanga é único, místico e indescritível.  
São 146 anos e temos que comemorar. Afinal, uma cidade é feita de pessoas e pode ser muito melhor se essas pessoas também se tornarem melhores. Uma cidade que tem pessoas que buscam crescimento e desenvolvimento profissional, intelectual, afetivo e espiritual certamente será uma cidade próspera e benefica a todos. Em verdade, o aniversário de uma cidade é uma homenagem aos seus moradores, que vivem suas agruras e belezas. Eu nasci aqui, sempre morei aqui e nunca quis ficar longe.
Emfim, nesta data em que tudo inspira festa, todos devem reconhecer que “ser itaporanguense”, mais do que uma naturalidade, é um sentimento feliz.
Parabéns, Felicidades, Itaporanga!  
 Estátua do Cristo Redentor
Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição
Monsenhor José Sinfrônio de Assis Filho (já falecido) foi em vida o maior benfeitor de Itaporanga, durante 50 anos à frente da paróquia local. Na foto acima ladeado pelo editor e pela professora Petronila Neves (diretora do Colégio Diocesano 'Dom João da Mata').

Nenhum comentário: