domingo, 15 de maio de 2011

Prefeitura de Itaporanga inicia nos próximos dias ampla reforma no prédio sede do Paço Municipal; repartições passarão a atender no Centro Administrativo Estadual

A Prefeitura Municipal de Itaporanga dará início nos próximos dias a uma completa reforma no prédio sede do Paço Municipal "Prefeito - José Moacir Pinto", estrutura que abriga o Gabinete do Prefeito e repartições públicas como as Secretarias Municipais de Administração e Finanças e a de Planejamento e Gestão, além da Tesouraria, Procuradoria Geral, Ouvidoria, e os Departamentos: Pessoal, Empenho, Contabilidade, de Tributos, de Licitação, Receita Municipal, Arquivo Municipal, dentre outros. Com isso, durante os trabalhos de reforma, todas essas reapartições passarão a atender à população no Centro Administrativo Estadual, localizado no Bairro "Zú Silvino". 
Última grande reforma aconteceu na gestão da então prefeita Kátia Brasileiro
A última vez que o prédio sede do Paço Municipal passou por uma reforma de tamanho envergadura foi no ano de 1998, quando, a atual secretária de Planejamento e Gestão, Kátia Brasileiro era a prefeita (Gestão 1996-2000). Naquela oportunidade a ex-gestora municipal dotou a sede de salas para diretorias totalmente informatizadas, com o que havia de mais moderno para a època. A ex-prefeita também inaugurou no salão de entrada a Galeria dos Ex-Prefeitos (imagem menor em destaque), numa justa homenagem àqueles que contibuiram para desenvolvimento e crescimento da "Rainha do Vale".
Após conclusão das obras o espaço contará com ambientes funcionais e moderno, maximizando a eficiência dos servidores públicos e atendendo de forma mais rápida e digna as demandas dos cidadãos. A decisão reflete uma preocupação da atual gestão municipal pela relevante importância histórica do prédio que, na década de setenta, do século passado, já abrigou, além do poder executivo, o Tribunal do Júri da Comarca local. 
O Paço receberá melhoria na parte elétrica e hidráulica, um saguão que terá de volta a galeria histórica. Além de proporcionar comodidade, a reforma visa aproximar ainda mais a população da gestão pública e promover a requalificação do complexo, que compreende ainda a Praça João Pessoa, devolvendo à cidade um de seus marcos históricos. 
Tradição arquitetônica e cultural da cidade, o prédio foi construído no década de vinte, do século passado, para abrigar um mercado público, na gestão do então José Ramalho Brunet (1921-1929). A estrutura sofreu, ao longo de sua trajetória, algumas intervenções resultantes da necessidade de adaptar-se ao crescimento do município até chegar a ser sede do poder executivo municipal. Manter esse monumento histórico e cultural, no coração de Itaporanga, é uma homenagem à história e à valorização da cultura em nossa cidade.

Nenhum comentário: