domingo, 30 de outubro de 2011

Roméria Pereira fala sobre desempenho da Emater e diz que a empresa disponibilizará viaturas para atuar em todo Vale do Piancó durante a campanha contra a febre aftosa

A Coordenadora Regional da Emater, Roméria Pereira, concedeu entrevista neste sábado ao radiofônico 'Titico Explica', apresentado por Dr. Titico Pedro e Paulo Mirato e levado ao ar pela Boa Nova FM, oportunidade em que discorreu sobre o trabalho que vem desenvolvendo no Vale do Piancó através de políticas públicas eficientes, a exemplo do Garantia Safra, PNAE, PAA, PRONAF e o Combate a Febre Aftosa. Ela estava acompanhada do extensionista da empresa Ernane Diniz.
Roméria fez um breve relato dos muitos resultados positivos que tem obtido ao destinar apoio necessário ao homem do campo, para que este possa ser capacitado tecnicamente para enfrentar os muitos desafios na lida diária. "Nós temos nos empenhado muito para destinar ao agricultor o acesso irrestrito a todas as políticas públicas possibilitadas pelo Governo, para melhorar a cada dia a vida no campo. Importante ressaltar a parceria que temos com as Prefeituras e juntos temos obtido muitas conquistas", disse Roméria.
Ernane Diniz, por sua vez, quando indagado pelos entrevistados e ouvintes, falou sobre diversos assuntos. Um dos quais de que a cultura do cultivo do algodão herbáceo (conhecido como algodão de caroço) não seria mais viável em nossa região por vários motivos. Outro assunto importante abordado pelo extensionista foi com relação a conscientização dos habitantes para os males que temos feito com o meio ambiente. "É preciso responsabilidade social coma natureza para nossa própria sobrevivência. Cada um precisa fazer sua parte", comentou.
Ainda durante a entrevista, Roméria Pereira falou sobre o lançamento da 2 etapa da campanha de Combate a Febre Aftosa, que será aberta em Sousa pelo secretário estadual Marenilson Batista [do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca] e seguirá até dia 30 de novembro. Ela afirmou que a Emater/Itaporanga se juntará à Defesa Agropecuária e disponibilizará as viaturas para atuar nos 19 municípios que compõe a sua circunscrição. Inclusive, no Vale do Piancó, a coordenadora regional Roméria e os extensionistas Ernane Diniz e Nilson Brito já iniciaram as visitas junto aos escritórios locais e rádios para divulgação da mesma.
Segundo Roméria, o Governo estima vacinar 1,2 milhões de cabeças de bovinos e 1,6 mil cabeças de bubalinos. A primeira eta da campanha, realizada em maio, atingiu o recorde de vendas de vacinas. Os proprietários que não vacinarem seus animais estarão sujeitos a multa de R$ 161,55 por cabeça. E, por não declarar, a multa sobe para R$ 232,10, por animal. Após o período de vacinação e de comprovação das vacinas, fiscais da secretaria visitarão propriedades que não cumprirem o prazo, vacinando compulsoriamente os animais e aplicando as multas.

Nenhum comentário: