quinta-feira, 5 de julho de 2012

Comitê Gestor do rio São Francisco autorizou novo canal de entrada de águas na Paraíba, com adutora pelo Vale do Piancó

A partir do eixo norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, a Paraíba vai conseguir a terceira entrada de águas do rio. O novo canal de entrada será a adutora que liga o eixo norte até o açude do Condado, no município de Conceição, no Alto Sertão paraibano. A obra foi autorizada na última quarta-feira durante reunião do Comitê Gestor do Rio São Francisco, em Brasília. A informação é do secretário de Estado do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Ciência e Tecnologia (Semarh), João Azevêdo Lins.
As obras do eixo norte levarão água para os sertões de Pernambuco, Paraíba e Ceará. No Estado paraibano, a previsão inicial era de entrada de águas através da barragem Engenheiro Ávidos, em Cajazeiras, e da barragem da Lagoa do Arroz, também em Cajazeiras. Com aprovação de uma nova adutora até Conceição, as águas da transposição também devem atender à demanda por água em todos os municípios do Vale do Piancó, beneficiando moradores de dez cidades.
Ao ampliar a oferta de água para mais municípios do Sertão, a nova obra do eixo norte vai gerar melhorias na distribuição. “Com a terceira entrada através do eixo norte vamos conseguir uma melhor distribuição das águas da transposição na Paraíba”, destacou o secretário João Azevêdo. A expectativa é que o eixo norte disponibilize água captada do rio São Francisco para cerca de 900 mil pessoas na Paraíba.
A perspectiva, agora, é conseguir incluir o projeto da nova adutora entre as obras que devem ser financiadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em 2013. A nova adutora, que deverá ter uma extensão de 26,5 quilômetros e ter uma vazão de 3m³ por segundo, está orçada em cerca de R$ 80 milhões.
Apesar do projeto da adutora ter sido aprovado no último dia 27 de junho, a obra é uma reivindicação pleiteada desde 2006. “O projeto já havia sido apresentado ao comitê, mas apenas em junho último quando um novo relatório técnico preliminar foi defendido junto ao Comitê é que conseguimos autorização”, declarou o secretário. Ele acrescentou que o passo seguinte será elaborar o detalhamento do projeto e buscar recursos que viabilizem as ações. Contudo, a conclusão da adutora deve seguir o calendário previsto para todas as obras do eixo norte, ou seja, dezembro de 2015.
Além da entrada de água no eixo norte, a Paraíba também deverá receber água da transposição através do eixo leste. Nesse caso, as águas vão chegar até a cidade de Monteiro. O Estado deve ser beneficiado com quatro entradas de água do rio São Francisco. (com LuziaSantos)

Nenhum comentário: