sábado, 7 de julho de 2012

Morre o ex-governador Ronaldo C. Lima, vítima de câncer;"A palavra dignidade é resumida num só nome: Ronaldo Cunha Lima", diz Cássio

Faleceu na manhã deste sábado (07), por volta das 9h40min, após seis meses de luta contra um câncer detectado no pulmão, o ex-governador Ronaldo Cunha Lima, 76, em sua residência no bairro de Tambaú, em João Pessoa. A família revelou à imprensa que durante toda essa sexta-feira (06) ele havia sido medicado para um estado de coma induzido, já que apresentava um quadro de impaciência.
O estado de saúde do poeta se agravou nos últimos dias. Ronaldo tentava resistir bravamente contra o avanço da doença, mas o organismo já vinha se debilitando seriamente nas últimas semanas, com intervalos de crises frequentes no quadro clínico. A informação da morte do poeta foi confirmada pelo seu filho o senador Cássio Cunha Lima, através do twitter: "Os Poetas não morrem! O Poeta Ronaldo Cunha Lima, após uma vida digna, descansou", postou.
Cássio agradeceu a solidariedade dos paraibanos: "Louvamos a Deus pela bela existência do Poeta Ronaldo e agradecemos a todos por toda solidariedade", tiutou. No início do ano foi diagnosticado em Ronaldo um quadro moderado de derrame pleural, sendo submetido a pleurodese na cidade de São Paulo. Em junho do ano passado, o ex-governador foi submetido à aplicação de radioterapia para se tratar de uma adenocarcinoma no pulmão esquerdo. Já no início do mês de dezembro, ele deu entrada no Hospital da Unimed, em João Pessoa, sentindo dores no estômago, quando foi diagnosticada uma gastrite moderada.
Foto: Pedro, Cássio, dona Silvia, Gal, Marcela, Bruno, Ronaldo, dona Glória e Diogo
Ronaldo nasceu na cidade de Guarabira, Brejo Paraibano, em 18 de março de 1936. Formado em Ciências Jurídicas, ele era casado com Maria da Glória Rodrigues da Cunha Lima e tinha quatro filhos: Ronaldo Cunha Lima Filho, Cássio Cunha Lima, Glace "Gal" Cunha Lima e Savigny Cunha Lima. Com uma história política de quase 50 anos, foi vereador, prefeito, deputado estadual, deputado federal, senador e governador. Além da política, se destacou no cenário nacional e internacional como o "poeta". Ele também publicou diversos livros.
Carismático, sempre foi um vitorioso em todas as eleições das quais participou e cumpriu sempre os mandatos com estilo pessoal marcante. O corpo de Ronaldo será velado a partir das 14h em João Pessoa, no Palácio da Redenção, e no início da noite segue para Campina Grande aonde será velado na Pirâmide do Parque do Povo - uma de suas mais marcantes obras como prefeito da cidade que adotou como "amante e amada". O sepultamento deverá ocorrer na manhã deste domingo, no cemitério do Monte Santo.
Ronaldo

Nenhum comentário: