domingo, 16 de setembro de 2012

"Não se cutuca onça com vara curta...": Itaporanga parou para assistir a maior carreata da história do município promovida pelo prefeito Djaci q recebeu quatro adesões que estavam apoiando Berguim; O evento reuniu 1.102 veículos [615 carros e 487 motos] numa extensão de 4 km

O prefeito Djaci e sua comitiva desfilaram em um caminhão e foram saudados pela população durante o percurso
Uma expressão popular muito conhecida pode exemplificar a realidade da presente disputa eleitoral em Itaporanga: "Não [devemos] cutucar onça com vara curta", pois o resultado pode ser desastroso para quem pretendeu chamar a atenção ou até mesmo provocar o adversário. Desde o último sábado (8) a militância 14 não se continha em si depois de ter realizado uma 'surpreendente' carreata, entre o centro e o conjunto Chagas Soares, que juntou mais de 180 carros e 160 motos. Sendo o bastante para se projetar um acirramento na disputa.
Sob nosso ponto de vista àquela mobilização aqueceu de vez a militância do 45, provocando uma reação à altura das grandes manifestações políticas do nosso município. Promovidas por quem realmente tem liderança e carinho junto ao povo. Foi o que aconteceu oito dias depois, na noite de hoje, quando a carreata intitulada, pelo Blog, de "Fofa Chão' entupiu as ruas da cidade com participação de mais de 1.100 veículos, sendo 615 carros e 487 motos. Uma mobilização jamais vista na história política de Itaporanga. A carreata preencheu as duas faixas da rodovia, também em trechos da cidade, com grupos (por exemplo) de dez motos empareadas lado a lado... quando o normal é fazê-lo com no máximo quatro grupos.
Foi o que fez a coligação 'Para Itaporanga Seguiar Avançando', composta pelos partidos PSDB/PMDB/PSD/PP/PSDC/PTN/PV/PMN/PR/PCdoB/PSL/PRP e PTdoB, que tem à frente o prefeito e candidato à reeleição Djaci Brasileiro (PSDB) e o candidato a vice-prefeito Zé Porcino (PMDB). Em grandes estilo, a coligação promoveu a maior carreata da história de Itaporanga. algo para servir de debate pelas próximas décadas. A concentração dessa mega carreata aconteceu nas imediações do Campestre Clube, cujos espaços estendendo-se pelo Conjunto Chagas Soares [no terreno de Cézar Nitão] até a entrada da cidade ficou totalmente tomados de veículos e gente, mas muita gente mesmo.
 
Só para se ter uma ideia da dimensão do evento, a carreata tremeu Itaporanga e as pessoas pararam para conferir algo tão grande. Foram mais de quatro quilômetros de congestionamento que levou centenas de veículos a ficar pelo meio do caminho, haja vistas, que dentro da cidade não havia mais espaço para tanto carro. O percurso compreendeu do Campestre [local da concentração], que fica à cerca de 2 km de distância da cidade, passando pelas avenidas Irineu Rodrigues, Manoel Medeiros Maia, Crizanto Pereira; e ruas Santo Antônio, Vereador Francisco Bidô da Silva [por trás da Igreja Matriz], Francisco Clementino, Manoel Inácio [Rua do Quartel do 13º BPM]; continuando pela Avenida Padre Lourenço, Rua Pinto Madeiro, Avenida Deputado Soares Madruga e, por último, chegando na Avenida Getúlio Vargas.
Quando a carreata 'Fofa chão' já tinha percorrido mais de 3 quilômetros, houve um congestionamento gigantesco no momento em o caminhão que transportava o prefeito e demais candidatos deparou-se, no cruzamento do Nordestão, com carros que ainda passavam pela Crizanto Pereira [nas imediações da rodoviária] tentando furar o bloqueio. Neste momento, havia ainda carros passando pelo Conjunto Chagas Soares e que foram, por falta de espaço, tendo de ficar pelo meio do caminho. Toda essa mobilização foi acompanhada de perto por várias viaturas da Polícia Militar, que garantiu total segurança aos eventos que se realizavam esta noite.
A carreata 'Fofa chão' serviu para todos entenderem que carisma político não se constrói do dia para noite, com idéias mirabolantes, e, sim, com trabalho sério e obras que beneficiem a população e tragam desenvolvimento e progresso para o município, com o uso correto dos recursos públicos, transparência, ética e, acima de tudo, determinação, coisas constantes na administração do prefeito Djaci Brasileiro, que com jeito simples parte para mais uma vitória, dentre tantas já conquistada em sua riquíssima trajetória política, a da reeleição, em 7 de outubro vindouro.
Duração em torno de 1 hora, a carreata tornou-se no maior movimento político que o município já viu na sua história. Um dos fatores que também contribuíram para esse grande momento foi o bom desempenho que o prefeito teve no debate de ontem, praticamente nocauteando seu principal adversário, fechando assim com chave de ouro uma semana de sucesso. Ao chegar na Getúlio Vargas, no cruzamento com a Ananias Conserva, a euforia tomou conta do momento festivo diante de uma avenida tomada de gente que desceu de seus respectivos carros para ouvir breves palavras do prefeito Djaci Brasileiro. 
Mesmo assim, os carros continuavam passando em frente ao trio de som, onde estavam os candidatos e convidados. Nos discursos, todos fizeram questão de destacar a importância de dar continuidade às transformações pelas quais Itaporanga tem passado nos últimos anos. Na oportunidade, ainda, foram anunciadas as presenças de quatro adesões que o prefeito Djaci recebia. Tratam-se do ex-superintende do DNIT-PB e candidato a deputado mais votado em 2010 no município de Itaporanga, o advogado Expedito Leite (PSC); e dos candidatos a vereador: Railton Ricarte (PTN), João Guimarães (PSC) e Alan do Conjunto (PSC). Todos eles estavam apoiando a candidatura de Berguim (PTB), mas decidiram mudar de lado quando perceberam a consolidação da vitória de Djaci no pleito vindouro.
 
"A população conhece o trabalho de Djaci, uma pessoa preocupada com os problemas do município e que no tempo em que era deputado fez de tudo para melhorar Itaporanga. Assim como está fazendo desde o primeiro dia em que assumiu a prefeitura. Djaci vai dar continuidade à ótima gestão que vem imprimindo em Itaporanga, por isso, o povo já decidiu lhe dar mais um mandato porque tem certeza de que estará fazendo a coisa certa", frisou Expedito Leite. Em verdade, para as novas adesões conquistadas pela campanha do 45, Itaporanga precisa continuar no rumo certo: "Precisamos entregarmos essa cidade nas mãos de um administrador que tenha capacidade e Djaci já provou que é competente, honesto e ficha limpa", comentaram os candidatos a vereador que aderiram à Djaci.  
Em seu discurso, o prefeito agradeceu a decisão tomada pelos candidatos a vereador e por Expedito Leite em passar a hipotecar apoio à sua reeleição. Ele promoveu, em sua fala, uma retrospectiva das inúmeras obras realizadas pela sua administração em todas as partes do município, ao mesmo tempo em que enalteceu a presença do vereador Zé Porcino em sua chapa, além do apoio recebido pelo ex-prefeito Antônio Porcino: "Hoje tenho ao meu lado um homem das mais extraordinária competência e um dos mais entusiastas para o trabalho sério que já conheci que é Zé Porcino, tenho a grata satisfação e a felicidade de tê-lo como meu companheiro de chapa e a pessoa preparada para dar continuidade a nossa administração", pontuou o prefeito.
E dirigindo-se ao público presente o prefeito Djaci, proferiu: "Com vocês aprendi a conviver, conhecendo suas necessidades. Eu não vou prometer eu vou fazer um governo ainda melhor. Em toda minha trajetória o que mais fiz foi cuidar das pessoas da nossa terra, queremos que vocês vejam em nós a esperança de vencer os desafios para realizarmos todos os sonhos do povo de Itaporanga, para que o município se torne ainda mais, um lugar maravilhoso para se viver e trabalhar, para que todos continuem tendo cidadania e dignidade", destacou Djaci. 
Ao final, o prefeito reforçou o desejo de que a militância mantivesse o respeito pela oposição durante a campanha: "Momentos como o de hoje são para expor propostas e ouvir as necessidades da população. Exatamente por isso é que meus comícios, carreatas e caminhadas são e sempre serão um sinal da transparência e do respeito que marcará minha segunda gestão, em Itaporanga", disse Djaci que foi cercado pela multidão que desejava dar-lhe um simples abraço, um gesto que representa o claro desejo de afeto, reconhecimento e apoio a sua candidatura, que a cada dia vai crescendo e consolido-se nos corações dos itaporanguenses. 
Agraciada pela manifestação popular e do carinho da população, que se aglomerava nas ruas por onde passavam a carreata, o prefeito Djaci disse que sentia-se lisonjeado por tamanha demonstração de afeto que o itaporanguense tem para com ele. "Entramos em todos os lares desse município de cabeça erguida e somos bem recebidos pela população, pelo trabalho bem avaliado que estamos fazendo e, agora, com essa festa linda e gigantesca, jamais vistas e Itaporanga, é que a responsabilidade aumenta ainda mais", disse Djaci.
Dessa mega manifestação política todos saíram com a certeza de que aquilo que está dando certo não se mexe, portanto, não se troca o prefeito porque a única forma de continuar o desenvolvimento do município é reelegendo Djaci. "Vocês conhecem a minha vida, a minha história e a minha caminhada política, a pessoa tem que ter compromisso com a sociedade; Quero agradecer muito porque sem o apoio de vocês essa administração não estaria dando certo; Companheiros candidatos a vereadores temos que fazer a maioria na Câmara; Minha gente se o meu primeiro governo está sendo bem avaliado, num segundo mandato será muito melhor", disse.
Foram cerca de quatro quilômetros de veículos ocupando, em alguns trechos [como do Conjunto até as imediações do Hospital Distrital], as duas faixas da pista. O movimento provocou um grande engarramento na cidade que precisou ter suas vias organizadas, para isso a militância disponibilizou uma equipe preparada. O público estava eufórico não somente em cima dos veículos, mas em todos os seus apetrechos. O prefeito e sua comitiva desfilaram em cima de um caminhão, ornamentado com as cores da campanha [amarelo e azul] haja visto que uma caminhonete [como sempre acontecia] era pequena para tantos candidatos.
Por todo o percurso a população aplaudia, gritava e apreciava a mega carreata, provando assim o amor que há entre Djaci e Itaporanga. Pois se ele tem a linda trajetória que tem é porque foi colocado pelas mãos do povo, em particular a gente simples com quem ele tem uma afinidade espetacular. Ao final, foi bastante festejado a informação de o prefeito Djaci Brasileiro (PSDB) foi eleito o 32º Prefeito mais bem avaliado do Estado da Paraíba, para orgulho dos itaporanguenses.

Nenhum comentário: