sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Com montagem do seu secretariado quase pronta Berguim concentra-se agora no arcabouço do 'Plano dos 100 dias'

Depois de um périplo, nas duas últimas semanas, por Brasília e João Pessoa para contatos com ministérios, parlamentares e participação de capacitações, a exemplo do encontro promovido pelo Tribunal de Contas do Estado, terça-feira passada, o prefeito eleito de Itaporanga, o professor Audiberg Alves (PTB), retornou à 'Rainha do Vale' concentrado num único objetivo: elaborar um Plano de Metas para execução de ações e programas que marcarão os 100 dias de sua Gestão. Isso porque o arcabouço para montagem do seu secretariado [confira nota anterior] já está pronto, restando tão somente o preenchimento de uma ou duas pastas.
Berguim tem consciência que precisa edificar o planejamento do plano já nos primeiros dias de dezembro, projeto que consiste em propostas para atender questões mais urgentes. Ele sabe que a divisão de responsabilidades deve ser transferida do discurso para a prática e, para isso, aposta suas fichas numa equipe que tenha determinação, fôlego e eficiência, para apresentar resultados a curto prazo. Esse plano terá que ser compatível com a realidade financeira do município e atender expectativas da comunidade. Mesmo com possíveis queixas quanto a falta de consistência dos dados repassados pela atuação gestão a equipe de transição.
Olhando pra frente, Berguim irá implantar uma gestão austera para bem gerir a coisa pública e garantir a correta prestação dos serviços públicos que a população tem direito. Para isso, a Lei Orçamentária Anual de 2013 [produzida pela atual gestão] será esmiuçada com lupa para que se tenha uma noção exata da peça financeira que receberá, inclusive, com a dotação para criação de novas secretarias [desmembramento de algumas] e autarquias. No próximo ano, a estrutura administrativa municipal pode ficar com 15 secretarias.
De cara, um dos grandes acertos de Berguim foi a contratação do escritório da renomada Socorro Gadelha para elaboração de projetos capazes de imprimir ritmo ao desenvolvimento do município com foco nas próximas décadas. De acordo com informações obtidas pelo Blog, o prefeito eleito acerta ao mirar áreas que necessitam de respostas eficazes com decisões firmes e corajosas. Já entre os meses de janeiro e fevereiro o prefeito eleito promoverá concurso público para o preenchimento de pelo menos 200 vagas.
As andanças de Berguim nesses dias em busca de recursos serão transformadas em execução de ações nos primeiro meses de 2013, tais como:
* Construção do novo Matadouro Público, que deve ser iniciado ainda no mês de janeiro e que foi uma das principais reivindicações da população durante todo o transcurso deste ano;
* A Limpeza Urbana será terceirizada e confiada a uma empresa especializada no assunto destravando assim a engrenagem que encontra-se parada na Seinfra - que ficará responsável unicamente com a execução de obras;
* Retomada das obras do Aterro Sanitário acabando de vez com o funcionamento do lixão;
* Construção de Sistema de Abastecimento de Água em comunidades rurais - vital nesse momento de forte estiagem;
* Retomada da prestação eficiente dos serviços da área de Saúde;
* Implantação da STTrans para, emfim, atenuar a problemática que atinge o trânsito local;
* Implantação do Programa Cidade Digital; dentre outras...
A médio prazo o prefeito eleito irá fazer uma consulta aos professores sobre a possibilidade de se destinar a estrutura da Escola Modelo, que passa por reforma, para servir de Centro Administrativo e deixar a sede da Prefeitura unicamente como abrigo do Gabinete do Prefeito e auxiliares mais próximos. A meu ver opção acertadíssima já que o município não dispõe de um espaço suficiente para abrigar secretarias e departamentos, o que força a locação de prédios onerando consideravelmente os cofres públicos.
Outras vertentes que podem ser perseguidas pelo futuro gestor será a construção de sedes próprias para as secretarias de Educação, Saúde e Infraestrutura, com funcionamento prejudicado devido falta de espaço para um bom desempenho dos seus servidores. Para a Educação pode está mais adiantada já que a Universidade Aberta do Brasil - UAB, que tem campus em prédio custeado pelo município, pretende construir sede própria para o pólo presencial local, inclusive, um terreno já foi doado à instituição. Com isso, a secretaria retornaria para sua antiga sede, no momento, melhor estruturada e que poderia ser ampliada com a construção vertical de uns dois pavimentos, em área existente em seu interior.
A pasta da Saúde poderia ser muito bem alocada na estrutura do Hospital Dia, que dispõe de área externa para construção de uma sede, bem como, em suas proximidades. Quanto a Seinfra, esta precisa urgente de uma roupagem nova em todos os sentidos para se buscar eficiência e gestão. Uma espaço onde ela poderia funcionar muito bem seria no prédio onde está localizada UBS-Alto das Neves por dispor de ampla área externa que abrigaria garagem para veículos e máquinas. A unidade de saúde passaria, então, a funcionar em outro espaço próximo.
Em recente fala, Berguim disse que será "um prefeito curioso, daqueles que via sempre em busca das coisas para seu município e, nesse processo, evidentemente estarei sempre em busca da FAMUP, da CNM, do Governo do Estado, do Governo Federal e tudo que for preciso. Nós vivemos numa política de conhecimento e o prefeito tem que buscar parcerias e criar formas específicas para administrar e quem não passar por esse crivo, não fará uma boa gestão".
Berguim apresentará uma equipe tecnicamente qualificada para essas responsabilidades. O petebista pedirá determinação e muita criatividade aos seus secretários para que os projetos possam ser implementados, executados de maneira eficiente e festejados, depois, com resultados positivos. Cada secretaria terá metas a serem alcançadas e haverá permanente cobrança aos seus titulares, que terá um perfil técnico com profissionais de destaque em suas áreas de atuação, dispostos a contribuir para preparar Itaporanga para os novos desafios.

Nenhum comentário: