quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

RC dá pista sobre novo reitor da UEPB que será anunciado hoje...

Ricardo diz que prédio faz parte de política de descentralização. (Foto: Taiguara Rangel/G1)
Durante passagem em Campina Grande nesta quarta-feira (12), para inaugurar o Centro de Referência e Atenção à Mulher, o governador Ricardo Coutinho (PSB) falou ao jornalista Arimatéia Souza sobre a escolha do novo reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) que será anunciado às 10h, no Palácio da Redenção. Confira trechos da conversa publicada em sua coluna na edição de hoje do Jornal da Paraíba:
Clareando - “A racionalidade começa a voltar. As pessoas começam a perceber que o que foi pintado não era daquela forma (...) O tempo está me dando razão mais cedo do que eu esperava.
Extrapolou - “Nenhum órgão público tem soberania. Todos têm normas a serem seguidas. Em determinado momento, a direção da UEPB achou que não era assim.
Irregularidade - “Nem o governo pode dar aumento salarial sem lei. Alertei (a reitora) sobre isso e me propus a consertar, mas não fui entendido.
Só no papel - “Não foi repassado o duodécimo (verba) de dezembro de 2010 e ninguém da UEPB disse nada (...) Aumentaram o Orçamento da UEPB no final de dezembro de 2010 em 31%, sem ter dinheiro. Foi algo irracional. Não sério (...) Gosto muito mais da UEPB do que os que se utilizaram desse tipo de procedimento.
Defesa - “Tenho que defender o Estado. E a UEPB está dentro do Estado. Venderam muitas imagens falsas na universidade.
Conduta - “Trato e tratarei a UEPB como um Poder (...) A UEPB tem um parceiro chamado Ricardo Coutinho”.
Pronunciamento - O governador informou que anuncia às 10h de hoje o novo reitor, mas insistiu que é preciso dotar a instituição de um controle social externo, bem como “democratizar a sua gestão”.
Indesejável - RC também entende que não é recomendável “continuar a disputa interna (entre grupos) indefinidamente. Isso não é bom para ninguém”.
Delimitação - Perguntado sobre quando as coisas desandaram no relacionamento entre Executivo e Reitoria da UEPB, Ricardo afirmou que as coisas “se esgarçaram” a partir da avaliação “de que o desgaste do governador alavancaria candidaturas internas e externas”, numa menção indireta ao processo de escolha do novo reitor e à ensaiada candidatura da reitora Marlene Alves à prefeitura campinense pelo PCdoB.

Nenhum comentário: