quinta-feira, 20 de junho de 2019

Comando da Aeronáutica renova interdição do Aeroclube de João Pessoa até agosto

A Aeronáutica voltou a interditar neste mês de junho as operações do Aeroclube de João Pessoa (SNJO), na Paraíba, localizado no bairro do Bessa, na Capital. O comunicado emitido em abril dizia que a interdição iria até o dia 7 de junho, mas novo comunicado renovou a interdição no último dia 6, e o fechamento agora vai vigorar até o dia o dia 2 de agosto, às 23h59. 
De acordo com a informação NOTAM do Serviço de Informação Aeronáutica da Força Aérea Brasileira (www.aisweb.aer.mil.br), o aeródromo continuará fechado para a movimentação de aeronaves devido à presença de obstáculos violando a zona de proteção do local: "AD CLSD DEVIDO PRESENCA DE OBST VIOLANDO A ZONA DE PROTECAO DO AD".
A Aeronáutica interditou pela primeira vez o Aeroclube em 5 de janeiro de 2018, mas desde então as interdições vêm sendo renovadas, por violação do cone de voo. Muitos moradores do Bessa defendem a construção de um parque na área. Eles temem acidentes com aeronaves no local, em função da proximidade com os prédios.   
A ANAC informou que "a restrição apontada ao Aeroclube de João Pessoa foi atribuída pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), do Comando da Aeronáutica, e se refere a violações ao plano de zona de proteção de aeródromo. E disse que "há, ainda, por parte da ANAC, uma medida administrativa cautelar ao aeródromo (Portaria nº 1.778) referente à proibição de operações de pouso na pista de pouso e decolagem do aeroclube". Segundo a Agência, "a decisão foi aplicada, entre outros motivos, por conta de deficiências encontradas na proteção da área operacional, bem como na área pavimentada do aeródromo".
A direção do Aeroclube firmou uma parceria com a Faculdade Internacional Cidade Viva (FICV) e do Aeroclube da Paraíba (ACPB) que vai criar a primeira graduação de João Pessoa em Ciências Aeronáuticas. A direção do aeródromo, no entanto, informou que não irá se pronunciar sobre o assunto no momento. (com ClickPB)

Nenhum comentário: