quinta-feira, 11 de maio de 2023

Desenvolvimento integrado: encontro de gestores discute prioridades para o Cariri da Paraíba

Estimular a cultura da cooperação e a convergência de esforços em prol do desenvolvimento econômico e social do Cariri da Paraíba. Foi com esse objetivo que o Sebrae/PB iniciou, nesta quinta-feira (11), o Encontro do Pacto Novo Cariri, para prefeitos e gestores públicos dos municípios da região. Realizado em Cabaceiras, o encontro também contou com a participação de empresários e representantes de instituições parceiras, com foco na construção de um planejamento estratégico para a região.

De acordo com o superintendente do Sebrae/PB, Luiz Alberto Amorim, a proposta da instituição, para a construção de um novo planejamento estratégico para a região, ocorre 23 anos depois da celebração do Pacto Novo Cariri (Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável do Cariri Paraibano).

Capitaneado pelo Sebrae no início dos anos 2000, esse Pacto promoveu, através do esforço coletivo e da integração de diversas instituições e políticas públicas, uma grande revolução econômica e social na região, transformando em oportunidades as suas características naturais que até então eram vistas como adversidades.

“O grande objetivo desse evento é trazer a comunidade do Cariri para um novo encontro, em que as pessoas vão construir coletivamente a sua agenda de futuro e de desenvolvimento da região. O Sebrae está aqui propondo, 23 anos depois de evolução do Pacto Novo Cariri, uma segunda jornada, ou seja, uma jornada que poderá ser dos próximos 10 ou 20 anos, ou do tempo que a comunidade achar necessário”, explicou.

Programação – Com a realização de palestras e oficinas, a programação do Encontro do Pacto Novo Cariri segue nesta sexta-feira (12) em Cabaceiras. Ao longo do ano, outras ações e encontros serão realizados, com foco na construção desse novo planejamento estratégico em prol do desenvolvimento econômico e social dos 31 municípios que estão inseridos no Cariri da Paraíba.

Nenhum comentário: