quarta-feira, 12 de outubro de 2011

16º RCMec do Exército faz treinamento militar em Itaporanga e incursões para reconhecimento de área

Algumas das dezenas de viaturas que estão em Itaporanga. As demais estão hoje fazendo incursões pela zona rural das cidades de Diamante e Boa Ventura
Desde a noite da última sexta-feira (7) militares do 16º Regimento de Cavalaria Mecanizado estão instalado em Itaporanga para treinamento militar de defesa externa. No sábado carretas chegaram trazendo tanques de guerra, modelo Urutu, enquanto caminhões transportando a tropa vieram no início da semana. Desde então, os militares estão fazendo incursões pela zona rural dos municípios circunvizinhos, para reconhecimento de área.
Havia a perspectiva para execução de tiros de tanques, bem como, arremesso de granadas, no entanto, o local previamente estabelecido aos arredores de Itaporanga não daria total segurança por haver residências num raio de circunferência de 2 km. Por isso, tal atividade militar teve que ser abortada, como explicou ao blog nesta manhã o Tenente Casteliano.
A Prefeitura Municipal, numa determinação do prefeito Djaci Brasileiro, está dando total assistência operacional aos militares que estão alojados no Centro Municipal de Formação, Esporte e Lazer (Cemfel). No geral, o 16º RCMec trouxe à Itaporanga 300 homens e diversas viaturas militares dentre caminhões, tanques e pipas, além de viaturas de reabastecimento.
O tenente Casteliano mostra ao editor [que estava em João Pessoa desde o fim de semana] um modelo do tanque Urutu que teve problema no pneu dianteiro ao desembarcar da carreta, mas estará pronto amanhã. Os demais tanques também fazem incursões pela zona rural. 
O coronel Antônio Almério Ferreira Diniz Filho, comandante da tropa, chegou nesta quarta-feira (12) para ao lado do prefeito e demais autoridades prestigiarem o desfile militar que será realizado na tarde desta quinta-feira, na Avenida Getúlio Vargas. Os militares também irão distribuir centenas de cestas básicas às famílias carentes do município.
No final da tarde de hoje os militares farão apresentação na Praça Frei Martinho, ocasião em que a Prefeitura estará realizado uma grande festa em homenagem ao Dia das Crianças com distribuição de milhares de brinquedos, doces, pipocas, algodão doce, dentre outros.
No início de 2010 a secretária municipal de Planejamento e Gestão, Kátia Brasileiro, recebeu a visita do Capitão Targino, então Delegado da 7ª Delegacia de Serviço Militar, com sede na cidade de Patos, ocasião em foi iniciada conversações para a vinda do Tiro de Guerra à Itaporanga, o que acontece agora.

Nenhum comentário: