sábado, 15 de outubro de 2011

RC empossa gerentes de educação, assina convênios com a UEPB e anuncia 14º salário para professores e escolas que atingirem metas de gestão

Em solenidade realizada na manhã deste sábado (15), no Salão Nobre do Palácio da Redenção, o governador Ricardo Coutinho  empossou os gerentes regionais de educação, nomeados ontem (14), dentre eles o da 7ª Gerência de Itaporanga: o professor Josias Tolentino (na foto acima, sentado na primeira fila). Na oportunidade, o governador ainda assinou quatro convênios com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) na área de formação, combate ao analfabetismo e desenvolvimento da educação.
Também serão criados o Índice de Desenvolvimento da Educação da Paraíba (IdePB) e o Sistema Integrado de Informações e Serviços (Siis). E para fechar a data foi anunciado que os professores e funcionários das escolas que atingirem as metas do Programa Educação Exemplar receberão o 14° salário em dezembro deste ano. O programa Professor Exemplar que vai premiar com 14° salário mil docentes que apresentarem os melhores projetos nas salas de aula. Já o programa Gestão Exemplar premiará com o 14º salário todos os funcionários e professores das 100 melhores escolas (aquelas que atingirem a metas de gestão).
A solenidade contou com a presença do vice-governador, Rômulo Gouveia, dos deputados José Aldemir e João Gonçalves, da reitora da UEPB, a itaporanguense Marlene Alves, da presidente da Funad, Simone Jordão, secretários do Estado e gerentes regionais de ensino. Ricardo Coutinho colocou como grande desafio a redução do analfabetismo e, para isso, informou que as pessoas atendidas pelo Bolsa Família que participarem do programa de Educação dos Jovens e Adultos (EJA) vão  receber uma bolsa correspondente ao 13°  salário do Bolsa Família.
A professora Marlene  Alves disse que, com os programas de formação continuada, a UEPB está contribuindo para que a Paraíba tenha um dos melhores quadros de trabalhadores da educação. “Hoje é um dia muito importante para a Paraíba, e para a sua educação e, evidentemente, um dia significativo para a UEPB que mais uma vez poderá retribuir em outro viés que é o da formação continuada. Educação se faz com dois elementos: primeiro um corpo docente qualificado, depois, com financiamento. Considero que o Governo está avançando nesses dois pontos”, avaliou.
A UEPB já iniciará no dia 29 deste mês a primeira etapa da formação continuada de professores, para aproximadamente 13 mil professores efetivos e prestadores de serviço da rede estadual de ensino. A formação será realizada em escolas pólos dos 12 municípios sedes das Gerências Regionais de Educação, para que o treinamento desses docentes ocorra o mais próximo possível da realidade de suas escolas. (com Secom)

Nenhum comentário: