domingo, 16 de outubro de 2011

Governo assina convênio com mais uma ONG que prestará serviços a hospitais, como Hospital Distrital de Itaporanga

Ampliar e melhorar a realização de procedimentos clínicos e cirúrgicos voltados para a cardiologia congênita infantil, desenvolver pesquisas científicas e qualificar profissionais da rede de saúde cardiológica infantil. Esse é o objetivo do convênio que será firmado nesta segunda-feira (17), às 10h, entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), e a Associação Círculo do Coração de Pernambuco.
No Estado, 12 maternidades e o Complexo de Pediatria Arlinda Marques serão favorecidos. As cidades que serão beneficiadas com o convênio são João Pessoa, Picuí, Monteiro, Esperança, Itaporanga, Guarabira, Campina Grande, Sousa, Patos e Cajazeiras. Segundo a diretora do Arlinda Marques, Ana Márcia, o hospital será referência na realização de cirurgias cardíacas infantil, para casos identificados nas maternidades de todo o Estado.
Segundo ela, haverá ainda o desenvolvimento de uma rede de telemedicina, que será utilizada para a qualificação profissional e consultoria online, que abrangerá a assistência em neonatologia e cardiologia infantil. "Nas próximas 12 semanas, serão organizadas vídeo aulas, que acontecerão três vezes por semana, para a qualificação profissional e consultoria clínica”, disse. A telemedicina é a utilização da internet para a realização de consultoria à distância entre profissionais de saúde. Os profissionais, pela internet, poderão tirar dúvidas e trocar experiências, além de compartilhar exames e dados do paciente durante o intercâmbio.
Para o secretário Waldson Souza, após o período do convênio, que é de dois anos, os profissionais de saúde do Estado estarão qualificados para fazer a triagem, diagnóstico e realizar cirurgias em crianças que tenham doenças cardíacas congênitas complexas, assim como o diagnóstico de cardiopatias fetais. Ele destacou o investimento de R$ 3.327.633,12 no projeto, durante este período de dois anos, além melhorias na infraestrutura do Hospital Arlinda Marques, por meio de reforma e ampliação, no intuito de obter o credenciamento dessa unidade hospitalar para alta complexidade em cirurgia cardíaca, neurocirurgia e ortopedia infantil. (com Secom)

Nenhum comentário: