sábado, 22 de outubro de 2011

Pesquisa JP: Cícero lidera com 23%, Maranhão tem 19% e Agra 16%; tucano venceria Agra em todos os cenários

montagem
O Jornal da Paraíba deste domingo (23) trará os números da 1ª pesquisa contratada pela empresa com vistas às eleições de 2012, em João Pessoa. De acordo com os números, o senador Cícero Lucena (PSDB) venceria as eleições em todos os cenários apresentados pela pesquisa, onde seu nome aparece.
Na pesquisa estimulada, Cícero Lucena lidera com 23% das intenções de voto. Em segundo lugar, aparece o ex-governador José Maranhão (PMDB) com 19%. O prefeito Luciano Agra (PSB) ficou com a terceira colocação com 16%. O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) obteve 5% da preferência do eleitorado. Os deputados federais Luiz Couto (PT) e Manoel Júnior (PMDB) tiveram 4 pontos, cada. Major Fábio (DEM), Lourdes Sarmento (PCO) e Ítalo Kumamoto foram citados por 1% do eleitorado. Neto Franca não pontuou.
Em um segundo cenário, onde não constam os nomes de Luiz Couto, Manoel Júnior e Neto Franca, Cícero teria 24% dos votos, contra 20% de Maranhão e 18% de Agra. Na pesquisa, quando são retirados os nomes de Cartaxo, Manoel Júnior e Neto Franca, Cícero Lucena pula para 25% e Maranhão se mantém com 20%. Agra fica com os mesmos 18%. Quando a pesquisa retira os nomes de Maranhão, Cartaxo e Kumamoto, o cenário favorece ainda mais Cícero Lucena que sobe para 31%, 12 pontos a mais que o segundo colocado, Luciano Agra, que fica com 18%. No cenário em que se retiram os nomes de Maranhão, Couto e Kumamoto, o resultado é quase idêntico ao anterior. Cícero fica com 31% e o segundo colocado, Agra com 20 pontos percentuais.
A pesquisa aponta ainda que, havendo segundo turno, Cícero Lucena venceria os seus dois principais adversários: José Maranhão e Luciano Agra. No confronto direto com Agra, Cícero teria 49% contra 29 pontos do prefeito. Na disputa com Maranhão, Cícero teria 38% e Maranhão 29%. Cícero, de acordo com a pesquisa, tem a preferência de 37% eleitorado masculino e 47% do feminino na disputa direta com o socialista, que tem a preferência de 31% dos homens e 27% das mulheres. Na faixa etária entre 16 e 24 anos, Cícero também bateria o atual prefeito. O tucano tem 47% da preferência contra 31% de Agra.
Em havendo um segundo turno, Maranhão versus Agra, o peemedebista venceria o prefeito. Ele teria 35% dos votos contra 32% de Agra. O atual prefeito de João Pessoa só venceria as eleições apenas num confronto com Luiz Couto, Luciano Cartaxo ou Manoel Júnior. Segundo a pesquisa, 13% do eleitorado disseram que não votariam em nenhum dos candidatos e 14% ainda não sabem ou não quiseram responder.
A consulta foi contratada ao Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) e foi realizada no período de 15 a 17 de outubro. O Instituto ouviu 800 pessoas sobre a intenção de votos na capital. O intervalo de confiança do levantamento é de 95,5 % e a margem de erro é de 3,5 pontos para mais ou para menos.

Nenhum comentário: