quarta-feira, 9 de novembro de 2011

'Maranhista' Giucélia Figueiredo vence eleição no CREA diante do 'ricardista' Manoel Duré; nova presidente firma compromisso de construir inspetoria em Itaporanga

O Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA), na Paraíba, tem nova presidenta eleita. Trata-se de Giucelia Figueiredo (foto), ex-secretária estadual do Desenvolvimento Humano no Governo Maranhão III, que venceu a disputa contra Manoel Duré e Paulo Virginio por diferença superior a 120 votos, mesmo faltando a apuração de 52 votos de Campina Grande.
Segundo informações extra-oficiais de membros da Comissão Apuradora, os votos computados em favor de Giucelia Figueiredo lhe dão vitoria folgada sobre o segundo mais votado. Nesta quarta-feira, a partir das 9 horas, a comissão vai apurar os votos de Campina Grande mesmo assim não interfere no resultado final. Na categoria, o resultado significou a derrota do governador Ricardo Coutinho que estava apoiando o candidato Manoel Duré e atual diretor da Emepa.
A eleição envolveu engenheiros, agrônomos, arquitetos, geógrafos, técnicos em Agrimensura, Saneamento, Estradas, Edificações, Eletrônica, Química, Minas, geólogos, meteorologistas, tecnólogos em Topografia, etc... Duas correntes política disputaram o pleito: maranhistas do PMDB e seus aliados, versus ricardistas do PSB e legendas que o apóiam.
O ex-presidente do CREA-PB, Duré se lançou candidato pela 3ª vez ao cargo. Ele já havia tomado esta decisão antes mesmo de deixar a coordenadoria da Defesa Civil da prefeitura municipal de João Pessoa, no final do ano passado. Mesmo tendo sido nomeado em janeiro pelo governador Ricardo Coutinho (do mesmo partido dele), Duré, homem de confiança de RC, também está atuando hoje como presidente da Mútua (Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA-PB).
Na oposição a Duré, surgiu Giucélia Figueiredo (PT), atual delegada regional do Ministério da Agricultura na Paraíba. Ela apresentou uma plataforma de administração baseada em alguns pontos importantes, como por exemplo: Informatização da atual estrutura burocrática do Conselho, com participação efetiva em mídias sociais, como Twitter, Facebook, etc; Criação do Fórum Estadual de Engenharia, Agronomia e Arquitetura e implantação do Conselho de Arquitetos e Urbanistas da Paraíba;
Retomada das ações de Assessoria Parlamentar pra junto com outras entidades representativas de diversas categorias profissionais acompanhar a tramitação e projetos-de-lei nas Casas Legislativas brasileiras (Senado da República, Câmara Federal, Assembléia Legislativa e Câmara de Vereadores); e Construção de uma nova sede em João Pessoa, com mais espaço para estacionamento de veículos, saindo preferencialmente do centro da cidade, além da construção das inspetorias do CREA em Mamanguape, Guarabira, Itaporanga, Pombal e Patos, bem como a implantação da Controladoria Interna. (da redação com Wscom e GiovanniMeireles)

Nenhum comentário: