sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Pleno do TJ devolve a comarca de Itaporanga ação contra o ex-prefeito Gildivan Lopes, de São José de Caiana

O Pleno do Tribunal de Justiça, em sessão realizada na tarde de ontem, decidiu, à unanimidade, pelo retorno à comarca de origem, do processo que trata de uma ação penal contra o ex-prefeito de São José de Caiana, Gildivan Lopes da Silva. A Corte acompanhou o entendimento do Ministério Público estadual, ao levantar a incompetência do colegiado para julgar o feito, tendo em vista que ao perder o mandato eletivo, o ex-gestor deixou de ter o foro privilegiado.
Com o entendimento da Corte, o processo deverá ser devolvido ao Juízo de primeiro grau da comarca de Itaporanga. O relator do processo nº 999.2011.000944-9/001 foi o juiz convocado Carlos Martins Beltrão Filho. O ex-prefeito Gildivan Lopes foi denunciado pelo Ministério Público, acusado de ter, durante o exercício financeiro de 1999, deixado de realizar processo licitatório para a contratação de serviços advocatícios e de contabilidade.
“Tratando-se de denúncia contra agente que perde o status de Prefeito Municipal, o Tribunal de Justiça torna-se incompetente para o processamento e julgamento do feito, de modo que os autos devem ser remetidos ao juízo de primeiro grau”, ressaltou o magistrado em seu voto. (com Decom/TJ)

Nenhum comentário: