sábado, 9 de junho de 2012

Adolescente de 13 anos, do município de Olho D'água, morreu em Campina Grande sob suspeita de dengue hemorrágica

Uma adolescente de 13 anos morreu em Campina Grande sob suspeita de dengue hemorrágica. Se for confirmado, este será o terceiro óbito pela doença no Estado este ano. A jovem apresentava um quadro de febre alta, dor abdominal, prostração e náuseas, o que levou os médicos a acreditarem que seria o vírus da dengue, mas essa suspeita só será comprovada nos próximos 15 dias, após o resultado dos exames.
Rita de Kássia Barbosa Carvalho, 13 anos, morava no município de Olho D'Água, no Sertão do Estado. Ao apresentar o quadro de febre e dores, ela foi levada pelos pais ao hospital do município de Piancó, mas devido à gravidade do quadro, foi encaminhada para o Hospital de Trauma de Campina Grande na última quarta-feira. Na unidade, a adolescente recebeu atendimento, mas faleceu na manhã da última quinta-feira. Os familiares de Rita de Kássia contaram que o estado de saúde da adolescente piorou rapidamente e no atestado de óbito, emitido pelo Hospital de Trauma, constava como causas da morte dengue hemorrágica e hepatite C. “Na sexta ela estava doente. E foi para o Regional de Patos e depois já encaminhada para o Trauma em Campina”, lembrou o pai da jovem, Damião Carvalho.
A coordenadora do Núcleo Hospitalar de Vigilância Epidemiológica do Hospital de Trauma de Campina Grande, Ernilda de Araújo, informou que a jovem também apresentava alterações de enzimas hepáticas e queda de plaquetas, o que indica uma possível hepatite. “Nós ainda estamos investigando o caso, pois só saberemos o motivo da morte dela quando sair o resultado da sorologia, nos próximos 15 dias”, explicou Ernilda. Segundo a gerente executiva de Vigilância em Saúde do Estado, Júlia Vaz, este ano já foram registrados dois óbitos motivados pelo vírus da dengue. Um deles ocorreu em Itabaiana e outro em Patos. Até o momento foram registrados no Estado 31 casos de dengue com complicações, 20 registros de febre hemorrágica e 2.782 casos ainda estão para ser confirmados. (com JoãoPauloMedeiros)

Nenhum comentário: