quinta-feira, 7 de junho de 2012

Texto do Prof. Ennio Alves aborda sociedade paraibana

* Prof. Ms. Ennio Alves de Sousa
Em observância dos fatos que estão sendo acometidos no nosso estado, fica a cada dia o alarme de MEDO para a nossa sociedade. Hoje mas uma vez, casos surpreendentes aconteceram na nossa capital.
Como verdadeiros abatedores de animais jovens, mulheres, mães de famílias são arrebatados nos matadores da “vida”. O temor a Deus esta a cada dia se perdendo, no marco de atos feitos pela humanidade. Por falta de justiça, perante estes atos esses verdadeiros assassinos não temer sequer o poder judiciário.
Será porque, temos uma justiça tardia? Será que a nossa policia não tem um real trabalho intelectual para descobrir esses massacres entre outros que acontecem na nossa querida Paraíba? Quais são as políticas públicas vistas para tal fato?
A certeza que temos é que a prioridade do Direito a vida que a constituição nos dar como direito inviolável esta sendo perdido. Ficamos a indagar, onde fica o papel do estado como forma de coerção para estes atos tão cruéis?
Enquanto tudo isso esta acontecendo, os nossos índices de assassinatos aumentam alargamente no circulo vicioso, onde para os olhos de uma sociedade medíocre tudo se torna normal, pensando assim: “QUE O NORMAL É ANORMAL E O ANORMAL É NORMAL”.
Cobrar politicas públicas para todos esses fatos sociais é normal, mas enquanto tivermos a mercê de visões retrodatas a sociedade só tem a regredir numa visão olho por olho dente por dente.
Desta forma, pensemos numa sociedade coletiva e humanista para descobrirmos qual é a sociedade que desejamos e, consequentemente, mapear o caminho a ser percorrido para atingir tais objetivos. Penso que estamos perdendo uma grande oportunidade, mas, quiçá, seja este apenas o primeiro dos muitos debates que o povo paraibano deve postular para definir com precisão o que realmente queremos.
* Bacharelado em Filosofia (FIC), Licenciatura Plena em Filosofia (FIC), Licenciatura Plena em Teologia (FTBV), etc...

Nenhum comentário: